04/05/2023 às 11h24min - Atualizada em 04/05/2023 às 11h21min

Silicones em Cosméticos de Cabelo: Amigos ou Inimigos dos Fios?

Um dos ingredientes mais controversos nos produtos para cabelos são os silicones, que são amplamente utilizados em shampoos, condicionadores e finalizadores.

Os cosméticos de tratamento para cabelos são usados por pessoas de todas as idades, gêneros e etnias, como forma de cuidar e manter os fios saudáveis, hidratados e brilhantes. No entanto, muitas vezes, a eficácia e segurança dos ingredientes presentes nesses produtos são questionáveis e geram dúvidas em relação ao seu uso. Um dos ingredientes mais controversos nos produtos para cabelos são os silicones, que são amplamente utilizados em shampoos, condicionadores e finalizadores. 

De acordo com o dermatologista Gustavo Martins, é importante tomar cuidado na hora de escolher cosméticos com esse ingrediente. Os silicones são polímeros sintéticos que formam uma película sobre os fios, proporcionando um efeito de suavidade e brilho, além de reduzir o frizz e facilitar o desembaraço. “Muitos questionam se o uso de silicones pode prejudicar a saúde dos cabelos a longo prazo, especialmente quando utilizados em excesso. Os produtos com silicone podem fechar os poros do cabelo e prejudicar a longo prazo a aparência e saúde dos fios”, afirma o Gustavo. A verdade é que a resposta não é tão simples, pois tudo depende do tipo de silicone e da sua concentração nos produtos para cabelos. 

Alguns tipos de silicones são  mais leves e solúveis em água, e não causam acúmulo nos fios, podendo ser utilizados com segurança. Já outros tipos são mais pesados e insolúveis em água, podendo causar acúmulo nos fios e deixá-los com uma aparência opaca e sem vida. Por isso, é importante analisar os rótulos dos produtos para cabelos e escolher aqueles que contenham silicones mais leves e em menor concentração.

Silicones insolúveis que precisam de shampoo): Cetearyl Methicone, Cetyl Dimethicone, Dimethicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone. 

Silicones que geram menos acúmulo, mas ainda precisam de shampoo: Amodimethicone, Cyclomethicone, Cyclopentasiloxane, Trimethylsilylamodimethicone. Silicones solúveis que saem com água): Behenoxy Dimethicone, Stearoxy Dimethicone, Dimethicone Copolyol, Hydrolyzed Wheat Protein Hydroxypropyl Polysiloxane, Lauryl methicone copolyol.

Além disso, é fundamental fazer uma limpeza profunda nos fios regularmente, utilizando um shampoo antirresíduos, para remover o acúmulo de produtos e evitar possíveis danos aos cabelos. Outros ingredientes que também merecem atenção na análise de produtos para cabelos são os sulfatos e fragrâncias. Alguns sulfatos podem ser agressivos e ressecar os fios, causando irritações no couro cabeludo. As fragrâncias, por sua vez, são responsáveis pelo aroma dos produtos para cabelos, mas muitas vezes são compostas por substâncias alergênicas e irritantes, que podem causar reações negativas. Em resumo, a verdade sobre os produtos para cabelos é que a escolha dos ingredientes e a sua concentração nos produtos são fundamentais para garantir a eficácia e segurança dos mesmos. Gustavo finaliza que é importante analisar os rótulos, optar por produtos com ingredientes aliados ao seu tipo de cabelo e necessidades individuais, além de fazer uma limpeza profunda nos fios regularmente, para evitar possíveis danos aos cabelos.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp