03/05/2023 às 22h39min - Atualizada em 03/05/2023 às 22h35min

Doença periodontal é uma das principais causas de perda total de dentes; dentista explica

Você já ouviu falar em doença periodontal? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais são apontadas como um grande ponto de atenção para a saúde pública de muitos países. Os dados mostram que estima-se que essas doenças afetem cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo. Dentre os agravos bucais, as doenças periodontais representam grande parte dessa alta prevalência.

Já segundo o Ministério da Saúde, o último Levantamento Nacional de Saúde Bucal mostrou que as doenças periodontais foram uma das principais responsáveis por perdas de dentes em adultos.

O cirurgião-dentista Daniel Nunes informou que a doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de biofilme dental abaixo da gengiva.

"Nos casos mais leves essa doença apresenta inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento. Já em casos mais complicados, pode provocar a perda dos tecidos de sustentação dos dentes", disse.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, embora apresente extensões e gravidades variáveis, as doenças periodontais são condições muito comuns na população. Sua forma severa é considerada a sexta condição crônica que mais ocorre no mundo. Nesse ranking, a periodontite severa fica abaixo apenas da cárie não tratada em dentes permanentes (1ª condição), dores de cabeça por tensão (2ª condição), enxaqueca (3ª condição), doenças fúngicas da pele (4ª condição) e outras doenças da pele e região subcutâneas (5ª condição).

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp