01/05/2023 às 20h12min - Atualizada em 01/05/2023 às 20h09min

Como os seus hábitos influenciam a memorização?

PhD em neurociências, Dr. Fabio Rodrigues, explica como alguns comportamentos podem afetar a capacidade de memória

A memória é um dos fatores mais importantes para o bem estar e qualidade de vida, ela é fundamental tanto na vida pessoal, quanto profissional e seu bom funcionamento é essencial para uma maior capacidade de resolução de problemas e até raciocínio, no entanto, existem alguns hábitos comuns que podem afetar essa importante habilidade.

Esse processo é abordado no artigo “Desenvolvendo um cérebro ágil: Como os hábitos influenciam na aprendizagem, memorização e como obter melhor desempenho”, publicado na revista Scopus e escrito pelo PhD em neurociências Dr. Fabio Rodrigues, pelo Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu e pelo especialista em cirurgia da coluna vertebral, Dr. Luiz Filipe Carvalho.

Segundo o Dr. Fabio Rodrigues, nossos hábitos se sobressaem aos fatores genéticos quando se trata de memória.

“Os hábitos têm um papel fundamental na nossa memória e na nossa saúde cognitiva em geral, embora a genética possa influenciar certas características, como a capacidade de memorização de curto prazo, estudos mostram que nossos hábitos diários têm uma influência muito maior na nossa memória em longo prazo”

Sono e memória

“O sono é fundamental para evitar doenças e consolidar memórias, é neste momento que acontece o REM, onde memórias adquiridas durante o dia passam da memória de trabalho para a de longo prazo, a privação prolongada causa uma espécie de fator epigenético, onde genes são alterados na região do hipocampo, prejudicando a capacidade de memorização” Afirma no estudo.

Alimentação e memória

“Alimentos possuem nutrientes e proteínas importantes para a manutenção e bom funcionamento cognitivo. Alimentos que contêm o ômega-3, frutas e verduras, nozes, ovos, abacates, chocolate, chá-verde e cúrcuma trazem benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes, fortalecimento de funções cognitivas, renovação de neurônios, proteção contra doenças neurodegenerativas, entre outros” Ressalta a pesquisa.

O importante papel das emoções

“Emoções antecipam necessidades básicas ativando as regiões da área tegmental ventral, substância cinzenta periaquedutal e gânglios da base, emoções estão relacionadas com a cognição, considerando-as como suas ramificações em processos complexos de interação”

“O sistema de busca 'podendo considerar como sistema de recompensa' é responsável por observar estímulos ambientais e engajar e motivar o indivíduo para estudar e obter conhecimento” Pontua no artigo.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp