27/04/2023 às 18h33min - Atualizada em 27/04/2023 às 18h31min

Como funciona o consórcio: guia prático para entender e planejar seu futuro

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você sabe como funciona o consórcio? Esse é um sistema de compra programada que tem ganhado popularidade entre os brasileiros.

Em um cenário econômico instável, onde o  preço do bitcoin e outras criptomoedas oscilam diariamente, muitas pessoas buscam alternativas de investimento mais seguras e previsíveis.

Neste artigo, exploraremos os fundamentos do consórcio, suas vantagens e como ele pode ser uma opção viável para adquirir bens de alto valor, como imóveis e automóveis.

Entenda como essa modalidade de financiamento pode ajudá-lo a planejar seu futuro de forma estratégica e consciente.

O que é consórcio?

Antes de saber como funciona consórcio é importante saber o que ele é. Assim, um consórcio tem como base a união de valores de diferentes pessoas, funcionando como uma espécie de sistema de compra em parcelas.

Ou seja, um consorciado paga mensalmente a parcela acordada e após o fim da carta de crédito tem direito ao valor para a aquisição do bem, seja um imóvel ou automóvel. No entanto, existem mecanismos para receber o valor previamente. 

Para isso, acontecem sorteios e lances ao longo do período, possibilitando que as pessoas possam comprar seu bem antes do prazo. Vale destacar que o pagamento das parcelas segue normalmente. 

Lance

Essa estratégia funciona como uma espécie de leilão, no qual o consorciado faz uma proposta de antecipação de algumas parcelas.

Logo, aquele que tiver o maior lance ganha o direito de receber a carta de crédito de maneira antecipada. De modo geral, utiliza-se essa iniciativa para encontrar uma oportunidade de mercado, antecipando a compra do bem.

Sorteios

Já os sorteios estão relacionados ao número de cotas de cada consorciado, cada administrador possui o seu próprio mecanismo de sorteio. Entretanto, para participar é fundamental que as parcelas do consórcio estejam em dia. 

Caso seja sorteado, o consorciado ganha o direito de receber a carta de crédito escolhida de maneira antecipada, para ser usada a qualquer momento. Vale destacar que o pagamento das prestações continuam sendo necessárias.

Afinal, como funciona o consórcio?

Agora que você já sabe do que se trata um consórcio, vamos conhecer como ele funciona. Primeiramente é preciso realizar a adesão ao plano. Para isso, é preciso encontrar o plano que melhor se adequa às suas necessidades.

Desse modo, é importante definir o valor de crédito, o prazo e o valor das parcelas. Posteriormente, o novo participante recebe um número, que será utilizado como a identidade durante as assembleias, para lances e sorteios.

A partir do momento que se inicia o pagamento das prestações do consórcio, o participante passa a poder ser contemplado. Assim, ele pode participar tanto dos sorteios como dos lances, podendo utilizar a carta de crédito. 

Portanto, durante o prazo definido em contrato, realizando os pagamentos em dia, o participante pode realizar uma espécie de compra parcelada. Assim, se contemplado, recebe-se o valor do acordo a qualquer momento.

Vantagens de saber como funciona consórcio

De modo geral, a grande vantagem de entrar em um consórcio é poder parcelar sem juros um bem tão desejado. Afinal, as parcelas acordadas não possuem juros mensais como financiamentos, por exemplo. 

Sendo assim, é uma iniciativa interessante para fugir de altas taxas e encontrar uma modalidade de investimento mais acessível.

Com a ausência de taxas de juros, apenas as administrativas, o Custo Efetivo Total (CET), fundamental para análise de crédito, é mais baixo que outros modelos.

Além disso, a variedade de planos e prazos de pagamentos são essenciais para que o participante possa encontrar o mais adequado ao seu objetivo e necessidades. Assim, diminuir as chances de inadimplência.

Por fim, outra grande vantagem do consórcio, assim como nos financiamentos, ao receber a carta de crédito o participante eleva seu poder de compra. Afinal, com um alto valor em mãos, pode encontrar melhores condições de negociação ao pagar à vista.

Com isso, é por conta das facilidades de contratação e inúmeras vantagens que o consórcio vem crescendo no Brasil, atraindo os brasileiros que desejam realizar sonhos.

Como funciona consórcio: entenda as diferenças para o financiamento

De modo geral, o consórcio e o financiamento possuem algumas semelhanças, como por exemplo a contratação de um pagamento a longo prazo para aquisição de bens. No entanto, os financiamentos cobram taxas de juros, diferentemente dos consórcios.

Além disso, o valor da carta de crédito de um consórcio só pode ser utilizado após o prazo de pagamento ou através da contemplação. Já no financiamento, o contratante recebe o valor imediatamente e paga parceladamente por ele. 

Portanto, os dois são boas opções para obter um valor de crédito para a aquisição de bens. Porém, para escolher entre um e outro é preciso analisar suas necessidades, ou seja, se você deseja comprar um bem a longo prazo ou de maneira imediata.

Assim como, suas possibilidades de pagamentos mensais, analisando a parcela mais condizente com os seus rendimentos e gastos mensais. Desse modo, independentemente do modelo escolhido, você poderá arcar com as prestações de maneira segura.

Conclusão

Em conclusão, compreender como funciona o consórcio é essencial para tomar decisões financeiras inteligentes. Esse sistema de compra programada oferece uma alternativa segura e eficiente para adquirir bens de alto valor, sem a necessidade de juros elevados.

Ao participar de um consórcio, você pode planejar e alcançar seus objetivos, seja um carro, imóvel ou qualquer outro bem desejado. Explore as opções disponíveis e escolha a melhor administradora para maximizar seu investimento e garantir um futuro próspero.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp