17/04/2023 às 23h08min - Atualizada em 17/04/2023 às 23h05min

Bancária abandona carreira para empreender na fotografia e conquista reconhecimento internacional

É camelô que vira empresário, metalúrgico que vira músico. Mas será que já existe quem deixou a área de sistemas da informação, onde conseguiu atuar como bancária e até em gestão para trabalhar com fotografia?

As viradas que a nossas vidas podem dar geralmente são caracterizadas pelo sentido literal da palavra: viram de verdade. Já existem muitos exemplos de pessoas que largaram tudo que faziam e deram uma verdadeira transformação na sua atividade. É camelô que vira empresário, metalúrgico que vira músico. Mas será que já existe quem deixou a área de sistemas da informação, onde conseguiu atuar como bancária e até em gestão para trabalhar com fotografia?

A resposta é sim. Um exemplo de empreendedorismo na área é a brasileira Andréia Garcia. Vivendo em Portugal desde 2007, ela decidiu largar todas as suas atividades e se dedicar à fotografia. "Tudo começou de forma inesperada. Eu não tinha nenhuma ligação com a área e nem ninguém da minha família trabalhou com isso, mas eu tive essa necessidade de mudança", conta.

Andréia relata que já trabalhou como bancária na Caixa Econômica Federal e no Sicredi e, como já dito, continuou a trabalhar com gestão ao chegar em Portugal. Andréia conta que foi em uma viagem de férias que fez ao Brasil com seu filho que ela teve o primeiro interesse real pela área.

"Eu encontrei alguns amigos que são filhos de fotógrafos e que também já trabalham com fotografia e fui pegando as informações iniciais. Depois disso eu passei a pesquisar bastante. Pesquisei sobre todas as áreas da fotografia", relata.

"Inicialmente eu me interessei por trabalhar fotografando casamentos. Mas, pelo fato do meu filho ainda ser pequeno, não queria ficar distante dele nos fins de semana. Foi aí que nasceu a ideia de fotografar grávidas e seus bebês. Normalmente as mamães estão de licença maternidade e isso faz com que elas estejam livres com seus bebês nos dias de semana, quando meu filho já estava na escola e isso me permitiria trabalhar com fotos, mas sem perder os momentos com ele no fim de semana", emenda.

Para Andréia, não há nada que caracterize mais um empreendedor do que arriscar. "Imagine você deixar tudo, formação e carreira consolidada para buscar uma área que você não tem afinidade alguma? Foi um risco, mas muito gratificante quando comecei a colher os frutos. Hoje eu me sinto totalmente realizada pelo que fiz", fala.

Hoje, Andréia Garcia é uma profissional conhecida em diversos países ao redor do mundo. Inclusive, realiza formações presenciais e on-line. “Já palestrei em países como: Brasil, Espanha, Itália, Portugal. Sobre os prêmios, fui agraciada com os títulos da APPImagem, que é a Associação portuguesa de profissionais da imagem. Também tive obras enviadas para o “As Qualificações da Imagem”, que é um evento muito incrível também de Portugal, onde recebi títulos de Mérito e Honra”, finaliza.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp