12/04/2023 às 18h15min - Atualizada em 12/04/2023 às 18h12min

Pranayama: A técnica do Yoga que reduz ansiedade e estresse

Segundo o professor de yoga, Ravi Kaiut, a respiração é uma das partes mais importantes do Yoga

O estresse e a ansiedade são problemas cada vez mais comuns na vida moderna, o ritmo acelerado, a pressão por resultados e a constante exposição a informações são alguns dos fatores que contribuem para esses males, que geram sintomas como irritabilidade, insônia e dificuldade de concentração.

No entanto, existem alguns cuidados que podem ser usados para tratar e prevenir essas condições, um dos principais é um aspecto muitas vezes ignorado na correria do dia a dia: A respiração.

De acordo com um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a prática regular de exercícios respiratórios ajuda na redução da ansiedade, estresse e melhora do humor.

Segundo o fisiculturista e professor de Yoga, Ravi Kaiut, a respiração é um dos pilares da prática do Yoga, o que auxilia no relaxamento e redução de sintomas de ansiedade.

A respiração é uma parte fundamental da prática do Yoga, dentro da prática às vezes nos referimos a ela como pranayama e é considerada uma ferramenta para organizar a energia vital do corpo, melhorar a saúde física e mental, e acalmar a mente”.

Ao praticar o Yoga, a respiração é combinada com movimentos físicos e posturas, criando uma experiência completa de harmonização do corpo e da mente, percepção da respiração, respiração essencial e respiração plena e natural são algumas das técnicas mais comuns” Explica Ravi Kaiut.

Além de reduzir a ansiedade e o estresse, o Pranayama também traz diversos outros benefícios para a saúde, como a redução da pressão arterial, a melhora da função pulmonar, o aumento da concentração e da memória, entre outros.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp