11/04/2023 às 10h31min - Atualizada em 11/04/2023 às 10h27min

Gestão imobiliária: 6 dicas para acelerar suas vendas

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A rotina profissional nos negócios imobiliários, principalmente para aqueles que são gestores(as) e donos(as) de imobiliárias, pode ser um grande desafio e motivo para estresse quando faltam estratégias para manter uma gestão organizada.

 

São equipes que precisam ser gerenciadas, clientes que buscam por atendimentos, inúmeros processos burocráticos a serem resolvidos, captação de imóveis a serem feitas, investimentos em marketing imobiliário e entre muitos outros fatores que envolvem toda a gestão de um negócio. 

 

Diante a este cenário, é comum que muitos negócios presentes no mercado imobiliário acabem errando questões básicas de gestão que futuramente ocasionam em situações mais graves. 

 

Portanto, neste artigo você ficará por dentro dos principais tópicos sobre gestão imobiliária, como aplicar as estratégias na sua empresa, saber como evitar os erros mais comuns e ainda aumentar sua lucratividade através de 7 dicas que irão acelerar suas vendas.

 

Assuntos que você irá encontrar:

  • O que é gestão imobiliária?

  • Como fazer uma gestão imobiliária?

  • 4 erros mais comuns que você deve evitar;

  • 6 dicas para uma gestão imobiliária eficiente.

 

O que é gestão imobiliária?

Gestão imobiliária assim como o nome já afirma, é a gestão de um negócio que está atuando no mercado imobiliário. Desse modo, denomina-se como um conjunto de técnicas, estratégias e táticas adotadas que possuem o intuito de organizar todas as funções presentes em um determinado negócio imobiliário.

 

Sendo assim, esses fatores caminham juntos com a ideia de gerenciar interesses que compõem uma empresa. 

 

Ou seja, aumentar a lucratividade sem aumentar custos, promover o crescimento do negócio, qualificar a equipe, ampliar a carteira de clientes e de imóveis e entre outros tópicos que auxiliam em estabelecer uma saúde financeira.

 

Deste modo, gerir é organizar. E por mais que seja uma resposta simples, saiba que esse é um dos primeiros passos e o mais importante para você destacar sua empresa diante dos concorrentes.

 

Como fazer uma gestão imobiliária?

Partindo de um princípio organizacional de um negócio imobiliário é importante garantir, primeiramente, que os departamentos estejam alinhados, definidos e de conhecimento de todos da equipe, sendo eles:

 
  • Financeiro e Administrativo: responsável por contratos, controle de caixa e processos administrativos;

  • Marketing: profissionais que lidam com toda a divulgação do negócio;

  • T.I: auxiliar na implementação de tecnologias e gerenciamento de informações de uma empresa;

  • Vendas: equipe responsável pela parte de vendas dos imóveis;

  • Locação: pessoal encarregado da parte de locação de imóveis;

  • Pós-venda: acompanhamento do cliente e busca por fidelização.

 

Lembrando que dependendo do tamanho e necessidade da sua empresa a divisão dos departamentos citados, podem sofrer alterações.

 

Sendo assim, para conseguir uma gestão imobiliária excelente e com o mínimo de erros, a implementação de um CRM Imobiliário é fundamental. As novas tecnologias estão dominando o mercado imobiliário e você precisa estar atento(a) às tendências diariamente. 

 

Além disso, é relevante que as áreas financeiras, de aluguéis e de vendas do seu negócio sejam organizadas com o auxílio de uma plataforma imobiliária, denominada ERP Imobiliário, para facilitar as demandas e burocracias. E para auxiliar você separamos a função de cada uma delas:

 

  • Gestão de vendas: contribui para facilitar toda a rotina comercial, proporcionando mais lucratividade. Ou seja, é possível acompanhar o desempenho da sua equipe, gerir contratos e assiná-los eletronicamente e centralizar inúmeras informações em um só lugar;

  • Gestão de aluguéis: possibilita a satisfação de inquilinos e proprietários, proteção de dados, digitalização de documentos, melhorando o relacionamento entre sua equipe e clientes, e ainda favorece o aumento da produtividade dos colaboradores;

  • Gestão financeira: garante um maior controle sobre as contas a pagar e a receber, facilita a rotina contábil e tributária, proporciona maior confiança na tomada de decisão e acompanhamento da saúde financeira do seu negócio.

 

4 erros mais comuns que você deve evitar

Para facilitar a sua compreensão sobre como realizar uma gestão imobiliária de forma correta e que proporcione lucro para seu negócio, trouxemos os 5 principais erros que muitas empresas cometem e você deve evitar.

 

1. Site desatualizado

Como falado anteriormente as novas tecnologias, redes sociais e sites já fazem parte da rotina das pessoas e precisam fazer parte das estratégias do seu negócio imobiliário. Por isso manter suas redes em dia, seu site imobiliário atualizado e responsivo (versão para dispositivos desktop e mobile) faz total diferença para a experiência do usuário e ainda auxilia na atração de potenciais clientes. 

 

2. Oposição às novas tecnologias

Ser resistente às novas tendências que surgem ainda é comum, principalmente em empresas do mercado imobiliário que são mais tradicionais. Porém, esse é um erro muito grave. 

 

O simples fato de não aprender a utilizar certas tecnologias, faz com que a sua empresa fique para trás e assim perca espaço e relevância no mercado. Pois é perceptível que cada vez mais as pessoas estão utilizando sites, redes sociais e aplicativos para realizar compras e em especial, pesquisar imóveis.

Clientes que deslocam-se de sua casa para uma imobiliária, sem ter visto imóveis por algum portal ou site antes, por exemplo, tornou-se menos recorrente, principalmente se a sua empresa está em uma cidade grande.

Sem falar que as novas gerações que estão em busca de um imóvel, já apresentam comportamentos diferentes das gerações que provavelmente você, corretor ou gestor, está acostumado(a). 

Por isso, mantenha-se sempre atento aos novos recursos tecnológicos e incentive a sua equipe a fazer o mesmo.

 

3. Não saber o que são KPIs

Denominados como Key Performance Indicators, os KPIs são indicadores de desempenho que além de saber o que são, você precisa aplicar no seu negócio. 

 

Esses indicadores são necessários para auxiliar os gestores nas mensurações das atividades de toda a equipe que compõem sua empresa, por exemplo. Desse modo, abrange tópicos como ticket médio, satisfação de clientes e da equipe, índice de produtividade e entre outros.

 

4. Deixar de lado a qualificação dos colaboradores

E se elencarmos aqui os principais tópicos do que pode ser mais complexo de gerenciar, com toda a certeza seria a equipe de colaboradores, que ao mesmo tempo é uma dos pilares mais importantes e que você como gestor(a) não pode fechar os olhos para esse fator.

O ponto principal a ser discutido é incentivar e investir na qualificação dos profissionais que fazem parte da sua equipe e mantê-los alinhados ao propósito da empresa. E mesmo que ainda muitos corretores sejam autônomos e não possuam vínculo com a imobiliária, isso deve ocorrer de forma saudável e respeitosa.

 

6 dicas para uma gestão imobiliária eficiente

Após falarmos dos erros mais comuns, precisamos auxiliar você em como aplicar boas estratégias para que o seu negócio tenha uma gestão imobiliária eficiente. Por isso, separamos 6 dicas fundamentais para você implementar com a sua equipe de corretores(as).

 

1. Relacionamento com o cliente

O nosso primeiro fator é óbvio mas sim, ainda precisa ser destacado, a valorização do cliente.

 

No mercado imobiliário, o relacionamento com o cliente é algo que perdura em todas as etapas, tanto no pré-venda quanto no pós, assim é necessário pensar em estratégias para a fidelização do cliente.

 

Desse modo, tarefas simples como manter o cadastro e o perfil do cliente no seu sistema organizado e atualizado fazem a diferença no momento de entrar em contato com o mesmo, promovendo grandes oportunidades futuras para seu negócio imobiliário.

 

2. Planejamento

Assim como em muitos aspectos da vida, manter um planejamento auxilia no cumprimento de tarefas, no entendimento de prioridades e na produtividade em equipe.

 

Você sabe que a rotina dos profissionais que atuam no mercado imobiliário é agitada, e os corretores muitas vezes precisam pensar em inúmeras situações como processos burocráticos, como captar mais imóveis, como vender algum imóvel encalhado, o que fazer para conseguir mais clientes e entre outros.

 

Sendo assim, o gestor do seu negócio precisa conhecer muito bem a situação da empresa e dos seus colaboradores para implementar objetivos e metas a serem alcançadas, pois é dessa forma que todos irão caminhar juntos para o sucesso profissional.

 

3. Gerenciamento de contratos

Quando falamos em processos burocráticos, não podemos deixar de citar o gerenciamento de contratos.

 

Portanto, é interessante que sejam adotadas ações de prevenção no seu negócio imobiliário no qual tenha o objetivo de diminuir a inadimplência, como criar canais de comunicação que podem ser em softwares ou em aplicativos, enviar lembretes antes de fechar um determinado prazo e entre outros.

 

4. Marketing imobiliário

Sim, você precisa investir em marketing imobiliário. 

 

Quando o assunto é marketing voltado ao mercado imobiliário, abre-se espaço para falar sobre inúmeras mídias que podem trazer retorno para seu negócio, pois as inovações tecnológicas estão aí para que você possa usufruir.

 

Sendo assim, utilizar do Instagram, Tiktok e Facebook para criar uma rede de comunicação com seus seguidores, divulgando seu negócio e seu dia a dia, desenvolver um site imobiliário com todos os seus imóveis possibilitando mais visibilidade para sua empresa, criar um blog imobiliário para responder às principais dúvidas dos seus clientes e estar nas buscas do Google e entre muitos outros pontos que você pode explorar, contribuem para o aumento das suas vendas.

 

5. Capacitação dos corretores

Para que uma empresa evolua, os colaboradores precisam evoluir primeiro, por isso esse tópico refere-se a possibilitar qualificação e capacitação aos corretores e corretoras presentes no seu negócio.

 

Incentivar a realização de novos cursos, criar ações internas (no qual entra todo o planejamento de endomarketing) e participar de eventos são pontos que favorecem o aprimoramento de cada corretor.

 

6. Plataformas imobiliárias

Como falamos anteriormente, a tecnologia precisa ser sua aliada nos negócios e as plataformas para gestão como CRMs foram criadas para que a sua rotina imobiliária se torne mais otimizada e produtiva.

 

Esse tipo de ferramenta possui inúmeras vantagens que envolvem a organização interna da empresa e para seus colaboradores, auxiliando na diminuição de erros internos e na prospecção de novos clientes.

 

Desse modo, é através do investimento de uma plataforma que você consegue acompanhar o desempenho da equipe, automatizar processos burocráticos, possibilitar mais visibilidade para seu negócio através de um site imobiliário já presente no sistema, ter mais controle e confiança na tomada de decisão, garantir portais para divulgar seus imóveis, realizar gestão de permutas e entre muitos outros recursos.

 

Portanto, escolher um software imobiliário que acelere seus resultados é fundamental para você estar um passo à frente dos seus concorrentes e assim manter seu negócio e seus colaboradores em constante evolução.

 
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