28/03/2023 às 13h37min - Atualizada em 28/03/2023 às 13h34min

Prazer e dominação: saiba mais sobre o Shibari

Para além dos filmes como 50 tons de Cinza, as técnicas de amarração e prazer estão presentes na vida de muitas pessoas há bastante tempo.

Divulgação
Você já ouviu falar em Shibari? Para além dos filmes como 50 tons de Cinza, as técnicas de amarração e prazer estão presentes na vida de muitas pessoas há bastante tempo. 
 
No fim do século XX, o termo japonês Shibari, que significa amarrar ou ligar, passou a ser referência à prática erótica de usar cordas para prender o parceiro, técnica ligada ao BDSM (bondage, disciplina, dominação, submissão, sadismo e masoquismo).
 
O Shibari é inspirado no hojojutsu, uma técnica sistematizada usada por samurais para restringir criminosos usando cordas, no período Edo. Atualmente, o shibari é visto predominantemente como uma arte erótica.
 
Porém, conforme reforça o rigger - nome dado a quem faz as amarrações típicas da prática  - Turo, existem muitas outras vertentes como artística, sensual e, apesar de nenhum estudo aprofundado sobre o assunto, a terapêutica, sendo associado ao reiki, yoga, tantra e outras formas relaxantes e meditativas.
 
“Nós usamos cordas de fibra natural de juta. Esse elemento fundamental para o Shibari possui geralmente oito metros de comprimento e as mais comuns têm de 5 a 6 milímetros. Apesar de não tão comuns, existem outras fibras que podem ser usadas na fabricação de cordas. Posso citar como exemplos o algodão, cânhamo e coco, citou.
 
Turo confirma que a prática vem crescendo no Brasil e atribui isso ao fato de que ela saiu de um contexto totalmente ligado ao fetiche do sadomasoquismo clássico e tem ganhado popularidade pela veiculação de vários filmes, séries e inclusive videoclipes de artistas pop envolvendo o tema do BDSM
 
“Muito além do fetiche, a técnica é uma arte que pode proporcionar sensações únicas para a pessoa imobilizada por meio da restrição de movimentos imposta pelas cordas”, falou.
 
“O que vale é dizer também que tudo varia de pessoa para pessoa, embora o Shibari traga a oportunidade de prazer mútuo, tanto para quem restringe quanto para quem é restringido ou restringida”, emendou.
 
Turo alerta ainda que para que o objetivo seja alcançado, nada diferente do casual, é preciso haver consensualidade, apesar da prática se caracterizar por uma certa imposição, dominação.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp