21/03/2023 às 12h40min - Atualizada em 21/03/2023 às 12h28min

Saiba como recuperar a forma física após a gravidez

A gravidez é para muitas mulheres um estágio de muita realização, mas também de muita renúncia. Além dos cuidados alimentares, algumas outras práticas precisam ser restritas às futuras mamães.
Para além disso, nada mais afeta a mulher do que a bomba de hormônios que explode ao tempo em que carregam um outro ser humano em seu corpo.

Mas, sem dúvidas, a maior inquietação de algumas grávidas é saber como voltar a ter a forma física que tinham antes da gestação, hoje também pautadas na recuperação da saúde plena que tinham - no casos de gravidez de risco - para poder desfrutar ao máximo da maternidade.

Pensando nisso, a nutricionista Dani Borges trouxe algumas dicas de exercícios que podem ser feitos pelas mamães depois da liberação médica pós-parto.

“A depender do quadro de saúde, se está amamentando ou não, é necessário começar a ter uma orientação nutricional para começar esse processo de recuperação, sobretudo para quem teve uma alta no peso. E vale lembrar que, uma vez amamentando, a nutrição correta é direcionada não somente à mãe, mas também ao próprio bebê”, iniciou.

Segundo ela, o mais importante é buscar orientações para a recuperação dessa forma física de maneira saudável. “Até porque esse momento, logo após o nascimento do bebê, não é para dietas restritivas. Porém, também com a liberação médica para a realização de atividades físicas, começar a voltar essa prática e perder os quilinhos a mais adquiridos durante a gestação, mas de maneira saudável”, explicou.

Outro alerta da profissional é que a orientação deve ser de maneira individualizada. Ou seja, varia de pessoa para pessoa e nem sempre o que funciona para uma mamãe pode  ser adequado para a outra. “Sobretudo de acordo com as preferências nutricionais e particularidades de cada corpo”, completou.

Segundo a nutricionista, a importância da orientação profissional se dá pela necessidade de um plano saudável para que não haja prejuízos tanto para a mãe como para o bebê.

Partindo para a parte mais prática, Dani explica que, mais uma vez, tendo liberação médica, existem alguns exercícios que podem ser adotados. “Claro que, para isso, busque um bom educador físico para que ele te oriente ao plano de exercícios mais correto”, disse.

Ela elaborou um pequeno plano que pode ajudar as mamães. Confira:

Bloco 1

- Agachamento com peso corporal
e Polichinelos;

Bloco 2

- Afundo e Butt kick;

Bloco 3

- Agachamento sumô e agacha e salta.

“O ideal é fazer de 15 a 20 repetições para os exercícios de perna e 20 segundos para os exercícios de cardio. Se não estiver liberada para exercícios com impacto, realizar a opção sem pulos/sem impacto. Lembrando sempre que, antes de tudo, busque a autorização médica”, finalizou.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp