20/03/2023 às 21h50min - Atualizada em 20/03/2023 às 21h44min

Saiba a importância de normas que regulam as atividades comerciais e interações humanos no Metaverso

Divulgação

Mesmo que ainda não faça parte do dia a dia da maioria das pessoas que usam a internet, o metaverso já provoca impactos que servem de base para discussões jurídicas. Isso porque algumas empresas já fazem transações e posicionam suas marcas no ambiente que pretende aproximar os mundos virtual e real. Apesar disso, segundo o advogado e sócio da NWADV, Sérgio Vieira, o espaço ainda carece de leis e normas que regulem as atividades comerciais e as interações entre as pessoas.

Conforme ele, o metaverso, atualmente, se encontra em um estágio parecido com o da internet há duas décadas. “Há uma sensação de que é uma terra sem lei, mas não é bem assim”, destaca o especialista.

Na avaliação do advogado, ainda que o Brasil, assim como a maioria dos países, não tenha uma norma que regule as ações no metaverso, a legislação do “mundo real” poderia facilmente ser aplicada no espaço que se caracteriza pela realidade aumentada.

“Como por exemplo o Código de Defesa do Consumidor, que pode ser estendido ao metaverso. Aliás, não há por que ignorar a aplicação dessa lei no ambiente virtual, uma vez que as transações são realizadas por empresas e consumidores reais”, argumenta.

Com base nisso, o advogado vem sinalizando que, a depender do desenvolvimento do metaverso, pode ser necessário formular um marco legal que norteie as ações no espaço. “Mas isso ainda deve levar anos, pelo menos uma década ainda”, acredita.

Além disso, Sergio Vieira aponta que o Poder Judiciário já tem sido procurado para solucionar controvérsias ocorridas no ambiente virtual, como a tentativa de recuperação de dinheiro pago por algum serviço e até alegações de dano moral.

“A não ser que seja algo impossível de replicar no mundo real, o juiz vai se basear nas leis que regem o mundo físico. Isso tudo serve para criar jurisprudência que, possivelmente, vai pautar leis para delimitar a conduta no metaverso”, explica.

Apesar dos alertas, o advogado ressalta que, na atualidade, as empresas já precisam se precaver sobre o uso indevido de suas marcas no espaço de realidade virtual.

“Pasmem! Mas a pirataria já chegou ao metaverso. Contudo, uma marca registrada no mundo real deve se estender ao ambiente digital. Com isso a falsificação continua sendo crime, independentemente de onde ocorra”, finalizou.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp