16/03/2023 às 20h28min - Atualizada em 16/03/2023 às 20h25min

Sarna humana: conheça detalhes sobre escabiose, doença mais comum do que se imagina

Segundo o médico, ter sarna não é necessariamente um sinal de má higiene. A escabiose é uma infecção transmitida entre pessoas através de contato próximo.

Você já ouviu falar em sarna? Comum nos animais, mas também presente nos humanos, a sarna humana, também pode ser chamada de escabiose, e é uma doença infecciosa provocada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei que acomete a pele e se manifesta como coceira intensa e vermelhidão.

De acordo com o médico dermatologista Gustavo Martins, é recomendado evitar o contato direto com a pele da pessoa infectada ou com suas roupas, pelo menos até o final do tratamento, pois essa doença é facilmente transmitida por meio do compartilhamento de roupas, como lençóis ou toalhas.

Segundo o médico, ter sarna não é necessariamente um sinal de má higiene. A escabiose é uma infecção transmitida entre pessoas através de contato próximo.

"Os casos mais comuns são entre familiares que vivem na mesma casa. A via sexual é outra maneira comum de se adquirir sarna. Exército, lares para idosos, creches e presídios são locais onde frequentemente há surtos de sarna", disse.

Gustavo também afirmou que o tratamento recomendado pelo dermatologista para sarna geralmente envolve o uso de medicamentos e pode também atingir o couro cabeludo, causando bastante coceira e vermelhidão.

O contato entre crianças e adolescentes na escola não costuma ser próximo o suficiente para causar a transmissão, o que de modo algum significa que não haja risco. Do mesmo modo, um simples aperto de mão ou um rápido abraço não costumam ser suficientes para haver transmissão.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp