15/03/2023 às 15h33min - Atualizada em 15/03/2023 às 15h30min

Aprendizagem baseada em problemas: 7 dicas para aplicar

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

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Algumas ferramentas são utilizadas para facilitar as aulas remotas, como é o caso da aprendizagem baseada em problemas. O método se popularizou nos últimos anos, mas ainda gera dúvidas quanto a sua aplicação. 

Se existe algo que o ensino remoto consegue nos mostrar é que tem uma enorme importância de ter um aluno que seja o próprio protagonista de seus estudos. 

Para diversos professores, os desafios aumentaram, já que eles precisam de uma dose extra de certa criatividade para ministrar as aulas e prender mais a atenção de seus alunos. 

A seguir, explicamos melhor o que é aprendizagem baseada em problemas e ensinamos como aplicar a técnica com os alunos. 

O que é aprendizagem baseada em problemas (PBL)? 

É aí que ganha o espaço a aprendizagem baseada em problemas, ou em inglês, problem-based learning (PBL). Esta metodologia ativa de aprendizagem tem dados e resultados em termos de aplicação e prática. 

A PBL se apoia em uma estratégia em que os alunos trabalham com apenas um objetivo: resolver algumas questões que foram apresentadas pelo professor.

Dessa maneira, a figura do estudante como receptor da informação perde o lugar para o aprendiz que resolve as questões e que as aplicam no dia a dia, utilizando o conhecimento adquirido. 

A aprendizagem baseada em problemas funciona bem tanto nas aulas remotas quanto presenciais. Ela inova vários conceitos que de ensino que estão em vigor na sociedade desde o século passado, não só nas escolas, mas também nas empresas.

Em suma, é necessário redesenhar e modificar os sistemas de educação para atender diferentes necessidades. E, entre essas mudanças, está a valorização do método de problem-based learning.

Com a ajuda da PBL, é possível maximizar algumas vantagens do uso da tecnologia moderna – que nem sempre foi e é utilizada de uma maneira para ser aproveitado todo o seu potencial – estimulando o desenvolvimento de algumas habilidades que são mais que necessárias aos alunos para resolverem seus problemas. 

Características da aprendizagem baseada em problema 

Dentro da PBL, o seu maior foco da aprendizagem está se dando no processo de investigação na aplicação e em uma integração de conhecimento.

Normalmente, não tem um produto final, mas quando ele existe, ele se limita a algo um pouco mais simples, como por exemplo, um relatório de um grupo como resultados de uma pesquisa.

Diferente dos métodos convencionais de ensino, as aprendizagens baseadas  em problemas são realizadas sem que exista uma exposição prévia dos conteúdos apresentados pelo professor. Ela parte diretamente de situação-problema, exposta aos alunos. A partir dessa questão que foi apresentada, os alunos investigam uma teoria e  seja capaz de desenvolver os conhecimentos e as atitudes, com o objetivo de solucioná-las. 

De uma forma geral, a PBL é uma estratégia de um ensino que é estruturada nas seguintes características:

  1. O ponto de partida da aprendizagem é um problema;

  2. O contexto do problema pode fazer uma referência em uma situação que os alunos vão poder enfrentar como os futuros profissionais;

  3. O conhecimento que os alunos vão adquirir durante toda a sua formação profissional pode ser organizado em torno de problemas ao invés de disciplinas;

  4. os alunos assumem mais responsabilidade naprópria maneira de instrução e aprendizagem;

  5. O aprendizado ocorre a partir de discussões realizadas em pequenos grupos e não através de aulas expositivas. 

Passo a passo de uma aprendizagem baseada em  diferentes problemas

A PBL pode ser realizada de inúmeras maneiras. Uma das principais formas é o pelo sistema de “sete passos”, criado por estudiosos da Universidade de Maastricht, na Holanda.

O “Referencial de Maastricht”, recomenda a criação de uma situação-problema, onde o grupo vai buscar solucionar seguindo sete etapas:

  1. A leitura da situação-problema e esclarecimento dos termos desconhecidos;

  2. Tendo uma identificação do problema, é proposto pelo enunciado;

  3. Tendo uma discussão dos problemas e formulação de diferentes hipóteses, para poder resolvê-los.;  

  4. Criar um resumo das hipóteses; 

  5. A partir da criação dos objetivos de aprendizagem, tendo base em diferentes conhecimentos prévios, são identificados os assuntos que devem ser estudados em uma resolução dos produtos. 

  6.  Esse tipo de estudo pode ser feito com o auxílio de um facilitador, que disponibiliza as diferentes videoaulas que são gravadas em uma plataforma. 

  7. É necessário retornar ao grupo para discutir o problema de novo, só que desta vez com novos conhecimentos sobre o tema em mente. 

Dicas de como aplicar a metodologia de aprendizagem baseada em problemas

Para tornar o aluno protagonista no processo de aprendizagem, veja a seguir algumas dicas:

Defina o problema

O passo inicial é definir o problema que move o estudo. Esta questão norteadora deve estar relacionada ao conteúdo estudado na disciplina. 

A apresentação do problema pode ser realizada de forma criativa e alinhada às novidades tecnológicas, através de jogos, experimentos e simulações, por exemplo. 

Separe os alunos em grupos

A turma deve ser dividida em grupos de trabalho, de preferência através de sorteio. Cada equipe tem o dever de discutir o problema e buscar uma solução. 

Nesta etapa, também é muito importante fornecer as orientações necessárias para realizar a atividade e esclarecer as principais dúvidas dos alunos.

Incentive a prática da pesquisa

A busca por uma solução para o problema precisa de embasamento, por isso é tão importante estimular a pesquisa sobre o tema em livros, vídeos, jornais, entre outros materiais. 

Estimule discussões

Os alunos devem compartilhar as ideias e discutir as informações levantadas. Isso aumenta consideravelmente as chances de chegar a uma solução do problema em grupo. 

Peça para que os alunos reflitam

A reflexão deve partir do princípio de como é possível aplicar a resolução identificada para o problema. 

Avalie os resultados

A partir do resultado final da atividade, o professor tem condições de avaliar a participação de cada aluno e o trabalho do grupo como um todo. 

Prepare os relatórios

Cada aluno precisa de um relatório individual, ou seja, um documento capaz de descrever o desempenho do estudante ao longo do bimestre - a partir das conquistas e dificuldades. 

Para alguns professores, se programar e criar um modelo de relatório de aprendizagem é muito difícil. Por isso, separamos um exemplo de relatório de aprendizagem

Se o método de aprendizagem baseado em problemas foi colocado em prática durante o bimestre, então o professor deve explicar, em cada relatório individual de aluno, como cada estudante performou nas atividades propostas. 

Para entender melhor a metodologia, veja o vídeo do canal Sora, me ajuda. 

https://www.youtube.com/watch?v=LwznGzpR0iQ 

Por fim, seguindo as dicas apresentadas acima, é possível desenvolver a metodologia de aprendizagem baseada em problemas de forma efetiva e assim contribuir com a formação dos alunos. O método contribui com o desenvolvimento de competências importantes, como pensamento crítico, trabalho em equipe e criatividade.

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