14/03/2023 às 23h14min - Atualizada em 14/03/2023 às 23h09min

Real Digital: Programador explica como será sistema da nova moeda virtual brasileira

Com o anúncio de que o Real Digital está com seu desenvolvimento avançado, surgiram diversas dúvidas sobre como funcionaria o sistema e sua segurança

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em entrevista que o projeto-piloto da nova moeda digital oficial do Brasil, o Real Digital, começará em Março para que seja totalmente implantada até o final de 2024.

O anúncio pegou várias pessoas de surpresa e logo surgiram dúvidas sobre como funcionará esse sistema e se ele realmente será seguro.

Segundo o programador Bendev Junior, a novidade trará maior segurança para as transações financeiras, no entanto, abre possibilidades perigosas para o controle monetário.

“O sistema da Moeda Digital do Banco Central (CBDC), será baseado na tecnologia blackchain associado aos Smart Contracts, o que permitirá que os ativos negociados sejam tokenizados, o que possibilitará uma maior segurança na realização de transferências e eliminará a necessidade de intermediações bancárias para transferências de valores para os cidadãos”.

“No entanto, ter uma moeda digital estatal, centralizada, também gera a possibilidade de um maior controle sobre a moeda, o que tem preocupado muitas pessoas, mas é necessário analisarmos o modelo que será proposto para analisarmos definitivamente a segurança da nova moeda, o certo é que se o modelo blockchain for usada corretamente a possiblidade de fraudes será reduzida praticamente a zero” Explica Bendev Junior.

De acordo com o presidente do Banco Central, o Real Digital não será uma nova moeda, e sim uma extensão da moeda física, disse também que haverá segurança jurídica, cibernética e privacidade nas operações realizadas através dela.

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp