08/03/2023 às 00h23min - Atualizada em 28/02/2023 às 15h13min

Carnaval sim, ficar sem treinar, jamais: veja dicas de treinos para fazer em qualquer lugar

E para quem tem medo de perder massa muscular realizando treinos com próprio peso corporal, conforme Joicy, pode ficar tranquilo que isso não ocorrerá.

Para os disciplinados que não vivem sem treinar, vai viajar e o hotel ou a casa que vai ficar hospedado não tem academia? A personal trainer Joicy Maromba revelou as respostas para as dúvidas:

Será que se eu treinar com peso corporal eu vou ter o mesmo resultado? Será que se eu treinar com peso corporal eu não vou perder massa muscular?

De acordo com a profissional, o treino utilizando o peso corporal é mais conhecido como funcional, onde você pode utilizar o peso do próprio corpo como sobrecarga nos treinos, gerando força e ganho de massa muscular, sem a necessidade de utilizar aparelhos de academia ou utensílio de treino.

“Normalmente, utiliza-se apenas exercícios em que requer equilíbrio, força e resistência muscular do seu próprio corpo ou auxílio de elásticos funcionais para aprimorar seu treino”, disse.

E para quem tem medo de perder massa muscular realizando treinos com próprio peso corporal, conforme Joicy, pode ficar tranquilo que isso não ocorrerá.

“Muito pelo contrário é possível sim gerar hipertrofia utilizando o próprio peso corporal pois existem exercícios com níveis de complexidade que recrutam maior número de musculatura, exemplo: flexões e puxada em barras”, disse.

No entanto, conforme a especialista, tudo vai depender do seu objetivo final. “Se o seu objetivo for ganho de massa muscular ou seja a hipertrofia, e você for uma pessoa iniciante que nunca treinou em academia e seu corpo nunca teve um estímulo muscular os treinos funcionais irão te gerar inúmeros benefícios para ganho de massa muscular, ideal para quem está iniciando no mundo do treinamento físico, te gerando consciência corporal,equilíbrio, resistência e força muscular. No entanto, se o seu objetivo for ter volume muscular com o tempo você necessitará de uma sobrecarga a mais, e nesse caso vale priorizar a musculação pois você terá uma sobrecarga extra dos aparelhos e halteres que irá te favorecer em seu objetivo”, explicou.

Joicy também contou que se você já é um praticante de musculação, e está em viagem e não tem aonde treinar, pois não tem uma academia próxima ou não possuem halteres e barras, os treinos funcionais com peso corporal são muito válidos pois ajudaram você a preservar a massa muscular e manter um gasto calórico ativo durante o tempo que estiver em viagem.

“Por outro lado se seu objetivo for emagrecimento os treinos funcionais com peso corporal além de gerar hipertrofia também possuem um gasto calórico alto, favorecendo a aumento do metabolismo e perca de gordura corporal”, contou.

Os exercícios mais comuns de serem realizados com peso corporal são:

Exercícios de pernas, como por exemplo: Agachamento, afundo, sumô, búlgaro e passadas. Exercícios de braços, como por exemplo: Flexão, tríceps e barra. Exercícios de abdômen, como: Variações de Abdominais, pranchas isométricas e exercícios de lombar. Exercícios aeróbicos: Corridas, agacha e salta, polichinelo, burpee e outros.

“É possível realizar treinos de acordo com o grupo muscular que você quer priorizar para gerar hipertrofia, ou realizar treinos aonde envolve todos os grupos musculares para proporcionar gasto calórico e ganho de massa muscular. Por fim, não tenha medo de realizar treinos funcionais utilizando sobrecarga do seu próprio corpo, pois você vai sim conquistar um corpo forte e resistente”, finalizou.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp