06/03/2023 às 11h22min - Atualizada em 06/03/2023 às 11h02min

​Ficar sem luz do sol faz mal e pode impactar humor, sono e até apetite...

Samantha di Khali
O sol é uma grande fonte de energia para nosso corpo e mente. Você tem aproveitado a luz do Sol?  Muitas vezes a falta de tempo ou até mesmo um lugar que possa fazer isso. Nem todo mundo tem uma varanda ou um cantinho que bata sol. O problema é que ficar sem tomar sol vai além de um bronze. A falta de luz natural atrapalha o ritmo circadiano, um relógio do corpo que regula sono, fome e humor.
"A luz é um estímulo ambiental importante, que ajuda a sincronizar nossos ritmos biológicos" a exposição à luz solar melhora o alerta durante o dia e o humor porque, ao entrar pela retina, o estímulo alcança um núcleo no cérebro que, além de inibir a melatonina (hormônio do sono), aumenta a liberação de serotonina, que melhora o humor e sintomas de depressão.
Isso explica por que o sono de algumas pessoas pode estar desregulado.
A desregulação do ciclo biológico gera um estresse crônico que altera o equilíbrio corporal e a privação do sono aumenta o apetite por alimentos calóricos. "Indivíduos que não dormem têm maior tendência à obesidade do que os que não são privados do sono".
Vitamina D Importante para a absorção de cálcio, essa vitamina garante o crescimento e a reparação dos ossos, o funcionamento celular e neuromuscular, apesar de estar presente em alguns alimentos, 80% da síntese dessa vitamina ocorre através da exposição solar. Por isso, estar longe do sol pode ser um problema. Horário mais recomendado:  a exposição pela manhã, antes das 10 horas, por um período de 10 a 15 minutos. "Isso já ajuda na produção de vitamina D e melhora o humor".
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp