03/03/2023 às 21h29min - Atualizada em 28/02/2023 às 21h27min

OMS revela que acidentes de transporte terrestre ocasionam milhões de lesões não fatais; ortopedista revela detalhes

O Brasil, inclusive, é um dos países com os maiores números de óbitos e internações por acidentes de trânsito ao redor do mundo.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que os acidentes de transporte terrestre, independente do tipo de veículo, representam cerca de 20 a 50 milhões de lesões não fatais, muitas delas resultando em incapacidade. De acordo com o médico ortopedista Luiz Felipe Carvalho, as lesões geradas por acidentes devem ser tratadas com muita seriedade, já que, muitas vezes, podem incapacitar o paciente.


A OMS também indicou que as lesões causadas por essas colisões são a principal causa de morte de crianças e jovens entre os cinco e 29 anos. O Brasil, inclusive, é um dos países com os maiores números de óbitos e internações por acidentes de trânsito ao redor do mundo.


Segundo Dr. Felipe, um dos primeiros passos é avaliar o grau de lesão do paciente. "Seja em acidentes automobilísticos ou em outros tipos, é preciso verificar a dispersão de energia que esses acidentes podem causar, desde pequenas dispersões de energia, um traumatismo pequeno, em um acidente pequeno, até uma grande dispersão de energia naqueles politraumatizados", afirmou.


Também é muito importante, segundo o ortopedista, preservar a função, o que significa verificar até que ponto o membro em questão foi lesionado e como deve ser feito o processo para "salvá-lo";


Conforme o Departamento Nacional de Trânsito, em fevereiro de 2020, havia registrada no Brasil uma frota de 27,9 milhões de motos, incluindo-se motocicletas e motonetas. Segundo um estudo da Abramet, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, só no primeiro semestre de 2021, 71.344 acidentes graves com a internação de condutores foram registrados no país.


"Os acidentes envolvendo motociclistas podem ser até mais sérios do que envolvendo carros, já que a pessoa fica totalmente descoberta para receber o impacto e a energia do acidente. Diante disso, é necessário bastante atenção com esses pacientes", finalizou.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp