03/03/2023 às 21h01min - Atualizada em 27/02/2023 às 20h56min

Yoga pode ser forte aliado no cuidado com a saúde mental; especialista explica

De acordo com o professor de Yoga, quiroprata e terapeuta natural, Francisco Kaiut, a prática de yoga pode impactar diversas esferas de nossas vidas.

Você sabia que o yoga pode ter inúmeros efeitos positivos na sua saúde mental? Pois é. De acordo com o professor de Yoga, quiroprata e terapeuta natural, Francisco Kaiut, a prática de yoga pode impactar diversas esferas de nossas vidas.

Segundo o professor, para sentir, de fato, os efeitos da prática de yoga na saúde mental, é preciso respeitar um processo que requer paciência e total dedicação por parte do praticante.

Para quem ainda tem dúvidas sobre como a prática tem efeitos positivos no corpo, o especialista relembrou que um estudo recente indica que fazer 25 minutos das atividades por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento, e também aumenta a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros.

Segundo o estudo, o yoga e a meditação focam na consciência do cérebro de processar poder num número limitado de atividades, como respirar e se posicionar, e ainda reduz a absorção de informações não necessárias.

"O bem-estar ajuda a reduzir os níveis de ansiedade. O yoga nos ensina a conhecer nossos corpos, a ouvi-lo e até a respirar da forma correta. Além disso, a postura corporal também impacta na forma como a oxigenação chega no cérebro e em diversas funcionalidades cerebrais responsáveis pela liberação de substâncias que causam prazer e bem-estar", disse.

Todos sabem que a saúde mental e a qualidade do sono estão totalmente ligadas, já que, se não conseguimos dormir bem, dificilmente poderemos executar as demais tarefas do dia, o que acaba gerando estafa e até ansiedade.

Diante disso, Kaiut também revelou que a qualidade do sono também pode ser melhorada com a prática recorrente de yoga. Como ela relaxa o corpo e causa sensações de bem-estar – reduzindo a ansiedade -, torna-se possível uma indução ao sono que seja mais facilitada e qualificada.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp