03/03/2023 às 15h38min - Atualizada em 20/02/2023 às 15h35min

Cistos de aracnóide: médico explica o que são e como tratar

O neurocirurgião pediátrico Dr. Alexandre Canheu explicou que são e como é possível tratá-los.

Você já ouviu falar nos cistos de aracnóide? O neurocirurgião pediátrico Dr. Alexandre Canheu explicou que são e como é possível tratá-los. 

Segundo o médico, o nosso cérebro é envolto por líquor. “Um líquido que circula ao redor do cérebro. Por algum motivo, genético ou congênito, algumas crianças nascem com pequenas bolsas, que acumulam esse líquido. Essas bolsas são feitas pela própria membrana chamada aracnóide”, começou explicando. 

Conforme Dr. Alexandre, essas bolsas crescem e formam cistos que podem acabar comprimindo o cérebro da criança. “Isso pode acontecer em qualquer lugar do sistema nervoso central, mas o mais comum é dentro do crânio, especialmente na região mais baixa, que a gente chama de fossa média”, explicou. 

Segundo o profissional de saúde, esse cisto pode ficar alojado no cérebro e não causar nada, mas também existem casos onde esses cistos podem romper e formar um hematoma/coágulo em volta do cérebro. Nesses casos, sim, pode precisar de cirurgia. 

“Mesmo com cistos pequenos pode acontecer o rompimento. Ainda existem outros tipos de cistos, bem maiores, que comprimem muito o cérebro e que o desviam. Dependendo de cada situação, de cada caso, a gente precisa avaliar e ver se a criança precisa ou não de cirugia”, pontuou. 

Por fim, Alexandre Canheu disse que o mais importante é a criança ser acompanhada por um especialista experiente, já que existem cistos de aracnóide muito grandes, mas que não vão precisar de cirurgia, como também existem cistos pequenos, que vão precisar ser removidos.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp