03/03/2023 às 13h57min - Atualizada em 10/02/2023 às 13h41min

Foliculite dissecante: dermatologista explica o que é e como tratar doença

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa doença atinge predominantemente o couro cabeludo de homens jovens afrodescendentes, entre 18 e 40 anos de idade.

Você já ouviu falar em foliculite dissecante? A doença dermatológica, que também é chamada de celulite dissecante, é uma doença rara, inflamatória, crônica, progressiva e recidivante.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa doença atinge predominantemente o couro cabeludo de homens jovens afrodescendentes, entre 18 e 40 anos de idade.

Conforme o médico dermatologista Gustavo Martins, a origem da foliculite dissecante é multifatorial, embora ainda não tenha sido totalmente esclarecida.

“Essa doença pode se manifestar isoladamente ou associada a outras doenças como: hidradenite supurativa, cisto pilonidal e formas mais graves de acne. O quadro clínico da celulite dissecante varia conforme sua extensão e gravidade”, disse.

No entanto, em geral, conforme o médico, a doença inicia com pequenas áreas avermelhadas de inflamação no couro cabeludo, podendo evoluir com nódulos, abscessos, fístulas e áreas de perda dos cabelos.

O diagnóstico se dá através do exame clínico feito pelo dermatologista durante a consulta, com a ajuda da tricoscopia, exame realizado com um equipamento chamado dermatoscópio, que amplia a imagem do couro cabeludo e permite avaliar, assim, as estruturas características da doença.

De acordo com o médico, o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais para evitar a evolução da doença para perda capilar definitiva, reduzindo possíveis prejuízos na qualidade de vida.

“O tratamento pode incluir: medicamentos orais, tópicos, antissépticos para o couro cabeludo e infiltrações intralesionais. Para os casos não responsivos, a laserterapia ou até mesmo modalidades cirúrgicas podem ser opções alternativas”, finalizou.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp