03/03/2023 às 12h45min - Atualizada em 17/02/2023 às 12h40min

Queda de cabelo em paciente bariátrico pode ser deficiência de zinco, cobre ou ferro; médica explica

A absorção das gorduras está associada à de zinco e na cirurgia bariátrica temos um prejuízo de ambas, temos a sua deficiência”, explicou.

Um dos efeitos colaterais após o procedimento da Cirurgia Bariátrica é a deficiência nutricional, ocorrendo nas principais técnicas em decorrência da alteração anatômica.

De acordo com a médica Pós Graduada em Nutrologia, Dra. Patrícia Santiago, a reposição e adequações nutricionais no pré-operatório pode contribuir para reduzir esses sintomas no pós operatório. “Mas isso depende muito da adesão do paciente no acompanhamento com a sua equipe multidisciplinar e do conhecimento dos profissionais sobre os sintomas aprensentados”, pontuou.

Segundo a Dra. Patrícia, a alopecia (queda de cabelo) é um dos sintomas esperados após a cirurgia, sendo uma das causas a deficiência de zinco.

“O zinco é um oligoelemento que interage com hormônios, sistema imunológico e ácidos nucléico, sendo que indivíduos obesos tendem a ter menores níveis séricos desse elemento. A absorção das gorduras está associada à de zinco e na cirurgia bariátrica temos um prejuízo de ambas, temos a sua deficiência”, explicou.

A nutróloga pontuou que com a suplementação de zinco ocorre a redução de cobre. Devido a isso, a recomendação é associar cobre à reposição de zinco.

“Nos casos de deficiência de zinco precoce pode se iniciar com a presença de acnes, aumento dos quadros infecciosos. E nos casos mais avançados apresenta-se com alopecia, lesões de pele, demora na cicatrização das feridas, diarreia, infecções recorrentes”, detalhou.

Além disso, fazendo a reposição de zinco são observados os níveis de cobre; Ele é uma coenzima essencial para a hematopoiese e funções do sistema nervoso central.

“A maioria dos casos é assintomática, e sugere-se um acompanhamento rigoroso quando o paciente apresenta anemia, neutropenia ou problemas de cicatrização de feridas. Observar a forma e dose que o paciente está suplementando pois a deficiência de cobre é ocasionada pela suplementação de zinco, devido a competição pelo mesmo sítio de absorção, como também pela redução da sua absorção e do consumo de alimentos ricos em cobre por intolerância”, chamou a atenção.

Além disso, conforme Patrícia, nos casos graves de deficiência de cobre temos a hipopigmentação do cabelo, pele e unhas.

"É importante lembrar a participação do cobre na absorção de ferro. Sendo a deficiência de ferro uma das mais prevalentes ocorrendo entre 40% a 70% dos pacientes. E o cobre participa tanto na hefaestina na célula intestinal quanto na ceruloplasmina na medula óssea como cofator, portanto quando há deficiência desse elemento, a absorção do ferro por via oral ou parenteral é prejudicada”.

A alopecia é apenas um dos vários sintomas apresentados pelos pacientes em pós-operatório e principalmente os que não fazem acompanhamento com profissionais da equipe multidisciplinar. Com o aumento da incidência da obesidade e da Cirurgia Bariátrica no mundo todo, cada vez mais nos confrontamos com o problema nutricional.

“Devido à alteração do trato gastrointestinal ocorre uma disfunção e restrição ocasionando a deficiência de nutrientes como uma consequência. A melhor conduta a ser tomada pelo paciente pós de bariátrica consiste na prevenção e acompanhamento para ajudá-lo no processo e evoluir na busca pela mudança de estilo de vida”, finalizou.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp