15/02/2023 às 21h32min - Atualizada em 02/02/2023 às 21h26min

Novo medicamento deve ajudar no tratamento da obesidade e que tem resultados semelhantes à bariátrica; médica explica

Um novo medicamento, que já está aprovado e em uso nos Estados Unidos e que provavelmente deve ser aprovado no Brasil no próximo mês, tem eficácia comprovada através de estudos.

Divulgação
Um novo medicamento, que já está aprovado e em uso nos Estados Unidos e que provavelmente deve ser aprovado no Brasil no próximo mês, tem eficácia comprovada através de estudos. 
 
De acordo com a médica  Patrícia Santiago, o Tizerpatide, é um medicamento muito aguardado pois, em todas as fases do estudos, vem demonstrando uma perda de peso bastante significativa, que corresponde, inclusive, à perda de peso que ocorre após uma cirurgia bariátrica.
 
O estudo foi realizado com 2539 pacientes, que foram acompanhados por 72 semanas e com aumento progressivo da dose.
"Neste estudo de 72 semanas em participantes com obesidade grau I ou sobrepeso com diabetes tipo 2,  dose de tirzepatide de 5 mg, 10 mg ou 15 mg,   uma vez por semana, proporcionaram reduções substanciais e sustentadas no peso corporal", diz trecho do artigo.
 
Segundo a médica,  a nova medicação apresenta resultados significativos, pois  após 72 semanas, 95,3% dos participantes, que eram pré-diabéticos,  reverteram o quado, apresentando indices gicemicos dentroa da normalidade. 
 
Em comparação a outra droga semelhante amplamente utilizada no mercado, a médica explicou que esse lançamento tem um pouco mais de efeitos colaterais, o que significa que o acompanhamento profissional é eseencial. 
 
"São efeitos colaterais todos de repercussão gastrointestinal, como náuseas, diarréia, constipação e outros sintomas do tipo", explicou.
 
A obesidade
 
A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. A prevalência de obesidade tem aumentado de maneira epidêmica em todas as faixas etárias nas últimas quatro décadas e, atualmente, representa um grande problema de saúde pública no mundo.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp