15/02/2023 às 21h09min - Atualizada em 02/02/2023 às 21h04min

Estudo aponta que 6 em cada 10 mulheres não conseguem iniciar o tratamento de Câncer de colo de útero no prazo legal de 60 dias

Divulgação
Um estudo inédito da Fundação do Câncer apontou que 65,8% das mulheres com câncer de colo de útero, que é causado pelo HPV, no Brasil esperam mais de 60 dias para conseguir iniciar o tratamento, indo na contramão do que prevê a lei para a rede pública. Isso quer dizer que 6 a cada 10 mulheres não conseguem iniciar o tratamento.

De acordo com o médico Dr. Vital Araújo, o câncer, quando identificado na fase inicial, tem altas chances de cura. Ainda segundo a pesquisa, a demora é uma das principais razões que deixam o Brasil longe de controlar a doença.
 
O que é?
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.
 
O que pode levar ao câncer do colo do útero?

A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

Como evitar?

Fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp