30/01/2023 às 14h30min - Atualizada em 25/01/2023 às 14h29min

Câncer de intestino: médico revela detalhes sobre doença que vitimou ídolo do vasco

Ele vinha lutando contra um tumor no intestino desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro e foi internado na última quinta no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro.

Divulgação / MF Press Global
O maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite faleceu, às 10h50 no último domingo, aos 68 anos. Ele vinha lutando contra um tumor no intestino desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro e foi internado na última quinta no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro. 
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.

O médico Tasso de Carvalho explicou, também, que a doença é tratável e, na maioria dos casos, curável, caso seja detectada precocemente, e, principalmente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. 
 
"Esse tipo de câncer reúne os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto e ânus. Como sintomas, temos as alterações intestinais, presença de sangue nas fezes ou até perda de peso sem explicação", disse.

Conforme o Ministério da Saúde, os fatores de risco incluem idade avançada, alimentação não saudável, como o consumo de alimentos ultraprocessados, e obesidade.
 
Já de  acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras.
 
Por fim, o Dr. Tasso falou sobre uma recomendação muito importante: "temos a orientação da realização de colonoscopia como exame de rotina a partir dos 50 anos de idade ou a partir dos 40 anos para aqueles com histórico familiar de Tumor de Intestino. Isso é fundamental", finalizou.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp