30/01/2023 às 14h13min - Atualizada em 25/01/2023 às 14h11min

Acidentes domésticos são a causa mais comum de lesões entre crianças de 0 a 4 anos; médico dá dicas de prevenção

Ainda segundo a ONG, cerca de 3,6 mil garotos e garotas morrem e outras 111 mil são hospitalizadas todo ano no país devido a quedas, afogamentos, queimaduras.

Divulgação / MF Press Global
Os acidentes domésticos são a causa mais comum de lesões entre crianças de 0 a 4 anos. Dados da ONG Criança Segura mostraram que as quedas costumam acontecer, mais frequentemente, entre crianças de até 9 anos de idade – dado corroborado pelo Ministério da Saúde, que alerta que acidentes domésticos são a principal causa de morte em crianças de até 9 anos no Brasil.
 
Ainda segundo a ONG, cerca de 3,6 mil garotos e garotas morrem e outras 111 mil são hospitalizadas todo ano no país devido a quedas, afogamentos, queimaduras. 
 
De acordo com o médico neurocirurgião pediátrico Dr. Alexandre Canheu, quando os bebês estão se desenvolvendo, é necessário deixar que eles explorem o meio em que vivem é nesse processo de explorar que, muitas vezes, acontecem os acidentes domésticos. 
 
“O seu bebê não pode ficar o tempo inteiro no colo. Ele precisa ter contato da barriga com o chão, quando está engatinhando; dos pezinhos com o chão, quando começa a andar… Ele vai mexer em tudo que está em volta e isso é normal”, disse. 
 
No entanto, de acordo com o médico, é possível preparar o meio ambiente da criança para que acidentes sejam evitados. “As vezes a gente não tem a casa preparada para que as crianças explorem. Então, é importante: proteger as tomadas, esconder objetos pontiagudos”, completou. 
 
Por fim, o médico esclareceu o ponto mais importante: “as crianças devem ter supervisão dos pais. A distância correta enquanto a criança explora os ambientes é a de um braço. Assim, caso aconteça algo, os pais podem rapidamente agir. É necessário deixar a criança livre, mas não sem supervisão”, finalizou. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp