28/12/2022 às 16h11min - Atualizada em 06/12/2022 às 16h06min

Alerta: saiba cinco sinais que podem indicar que você tem problemas no coração

As doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil.

Divulgação / MF Press Global
As doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.

Pensando mais uma vez em fazer um alerta à população, o cardiologista Roberto Yano, que também é especialista em marca-passo, usou o seu canal do Youtube para trazer um informativo com uma lista dos cinco principais sintomas de problema no coração. Ele explicou detalhadamente cada um:

1- Dor no peito

"Sempre que sentir uma dor no peito procure um cardiologista. Toda dor no peito precisa ser investigada. Dor do queixo ao umbigo? Procure um bom cardiologista para te avaliar e descartar doença cardíaca. Apesar disso, apenas 5% das dores no peito são relacionadas ao coração. Então 95% das vezes são sinais de problemas não relacionados ao coração, como a gastrite, o refluxo, dor muscular, por exemplo. Mas por que correr para o cardiologista em caso de dor no peito? Porque se for de fato no coração pode ser fatal", alertou.

2- Cansaço fácil e falta de ar

"Se o seu coração não consegue mais bombear adequadamente o seu sangue, menos sangue vai chegar aos seus tecidos e para as suas células. Logo, você vai começar a se sentir cansado, fraco,  indisposto, com sinais de insuficiência cardíaca. Quando não há tratamento em casos assim, com o passar do tempo o paciente passa a sentir falta de ar mesmo. No começo iniciando nos grandes esforços, depois aos médios e finalmente aos pequenos, podendo até chegar ao ponto de sentir falta de ar no repouso, sem fazer nada. Essa falta de ar essa que ainda pode piorar quando você se deita, pois nesses casos de insuficiência cardíaca os pulmões podem se encher de líquido quando o paciente deita", mencionou.

3- Inchaço nas pernas

"É preciso lembrar que isso pode ocorrer por vários motivos, por exemplo quando as veias das pernas estão ficando fracas. As vezes os rins ou fígado não estão mais 100% e isso causa inchaço. Também até a própria obesidade pode fazer você reter líquido e fazer suas pernas incharem. Mas isso pode ser também um sinal de coração fraco, principalmente nas cavidades direitas, a insuficiência cardíaca direita. Esse também é um sintoma clássico da insuficiência cardíaca", explicou.

4- Palpitação

"Muita gente não sabe, mas o normal é que a gente não sinta o coração. Faça um teste aí, sem pegar no peito, apenas observe se parado você sente o coração. Se sim, fique atento porque, repito, o normal é não sentir. Se sente é porque está com palpitação. Isso pode não ser nada demais, pode ser o aceleramento natural do coração, mas também pode ser uma arritmia cardíaca, que pode ser desde arritmias benignas, quando não há gravidade e muitas vezes nem tem necessidade de tomar medicação, mas podem ocorrer as arritmias malignas, que podem ser perigosas e até levar à morte quando não tratadas adequadamente. As mais graves costumam durar mais tempo e serem acompanhadas de tontura, sensação e até o próprio desmaio", disse.

5- Tonturas

"Como já dito, a tontura pode ser decorrente de alguma arritmia. As vezes, por ter a arritmia, o coração não bombeia o sangue adequadamente, mas nem sempre você sente aquela clássica palpitação. Ao invés disso você pode sentir uma sensação de tontura. Já cansei de atender pacientes com queixa de tontura e quando vou investigar mais afundo descubro que ele tem, na verdade, arritmia cardíaca. Quando tratamos o paciente adequadamente os sintomas melhoram ou até desaparecem. Por vezes o paciente pode ter as chamadas bradiarritmia, que são caracterizadas por batimentos cardíacos lentos e que vêm acompanhados de tontura e até desmaios, sendo nesses casos indicado o implante de marca-passo. E por que que a tontura acontece? Porque a arritmia está fazendo com que menos sangue chegue ao teu cérebro, e isso pode acabar te dando tonturas", mencionou.

Pautado sempre por temas relacionados a uma melhor saúde das pessoas, o médico acumula mais de 1 milhão de seguidores no Facebook e é dono de um canal com mais de 1 milhão de inscritos no Youtube.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp