27/12/2022 às 19h40min - Atualizada em 03/12/2022 às 19h39min

Menopausa: cientista explica como controlar queda de cabelo em mulheres no período

Muitas mulheres que estão passando pelo período acabam sofrendo também com sintomas como a queda de cabelo.

Divulgação
De acordo com o Ministério da Saúde, a menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce. Muitas mulheres que estão passando pelo período acabam sofrendo também com sintomas como a queda de cabelo.

Segundo a cientista expert em saúde do fio e do couro cabeludo, Jackeline Alecrim, a queda de cabelo neste período pode ter relação com as mudanças hormonais.

Apesar dos diversos sintomas que podem ocorrer neste período e das dificuldades, o climatério é um período importante e inevitável na vida da mulher, devendo ser encarado como um processo natural, e não como doença.

A cientista Jackeline Alecrim, pontuou que nesse período, a queda de cabelos pode vir também acompanhada da mudança na estrutura capilar, como a falta de brilho e a alterações na textura dos fios, que podem ocorrer. E que na  menopausa, as mulheres podem perder até 40% do volume total dos cabelos se não derem a devida atenção para o problema.

Jackeline explicou que o climatério causa a diminuição dos níveis de estrogênio,que está intimamente ligado à fase anágena (fase ativa de crescimento do cabelo),  de modo que a redução desse hormônio acelera a entrada dos fios na fase telógena, de queda capilar. 

“A boa notícia é que a ciência já elucidou soluções efetivas para tratar o problema, inclusive através do uso de formulações tópicas, que são práticas e facilmente inseridas na rotina de cuidados.  Dentro desta classificação estão incluídas formulações que utilizam bases específicas de shampoos cientificamente elaborados, favorecer a absorção de ativos no couro cabeludo para inibição e controle da queda capilar.
Sendo uma excelente opção para o tratamento.” 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp