30/11/2022 às 12h12min - Atualizada em 30/11/2022 às 12h09min

Você vai investir? Confira as principais estratégias para aproveitar as oportunidades do mercado!

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O mercado financeiro está em constante movimento e, por isso, é importante estar atento às oportunidades. Mas, antes de investir, é preciso ter uma estratégia.

Existem diversas formas de investir e cada pessoa pode escolher a que mais se adequa ao seu perfil. Algumas das principais estratégias são:

- Investir em ações;

- Investir em fundos;

- Investir em títulos públicos;

- Investir em imóveis.

Cada uma dessas opções tem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de tomar qualquer decisão.

Neste conteúdo, vamos abordar as principais estratégias para investir no mercado financeiro.

O que é investir?

Investir significa aplicar dinheiro em ativos para obter lucros futuros. Pode-se investir em vários tipos de ativos, como investir em ouro, ações, títulos, fundos imobiliários, moedas e commodity.

As pessoas investem para ganhar dinheiro, proteger seu capital e obter renda extra.

Tipos de investimentos

Existem basicamente dois tipos de investimentos: os rentáveis e os que não são.

Aqueles que são rentáveis, geram um retorno maior que a inflação. Já os outros, não geram nenhum retorno ou apenas o suficiente para cobrir a inflação.

As principais estratégias para aproveitar as oportunidades do mercado

Defina seus objetivos: antes de investir, é importante definir qual o seu objetivo com o investimento. Isso vai ajudar a escolher a melhor estratégia para alcançar seus objetivos. 

Conheça os riscos: todo investimento envolve riscos, por isso é importante conhecer os riscos envolvidos naquele investimento antes de aplicar o seu dinheiro.

Escolha a melhor estratégia: existem diversas estratégias de investimento, cada uma com vantagens e desvantagens. Escolha aquela que melhor se adapta às suas necessidades e objetivos. 

Acompanhe o mercado: para ter sucesso no investimento, é importante acompanhar a predisposição do mercado e fazer ajustes na sua estratégia quando necessário, veja as notícias do Maranhão e do seu estado e fique por dentro das tendências.

Como avaliar os riscos dos investimentos?

Existem várias maneiras de se avaliar os riscos dos investimentos. Alguns investidores consideram apenas o potencial de retorno sobre o investimento, enquanto outros examinam a relação risco-retorno.

No entanto, a maioria dos investidores busca uma combinação dos dois fatores. 


Aqui estão algumas das principais maneiras de avaliar os riscos de um investimento: 


Potencial de retorno: 

O primeiro fator a ser considerado é o potencial de retorno do investimento. 

Isso significa que você precisa examinar se o retorno esperado do investimento superará o custo do capital, como juros sobre empréstimos e impostos. 

Se o potencial de retorno for insuficiente, ou seja, se não houver chances reais de ganhar dinheiro com o investimento, então é melhor evitar esse tipo de aplicação. 

Risco versus Retorno: 

Outro fator importante a ser considerado é a relação entre risco e retorno. Como regra geral, quanto maior o risco envolvido em um determinado tipo de investimento, maior será o potencial de retorno. 

No entanto, é importante lembrar que nem todos os tipos de risco têm o mesmo peso na avaliação final. 

Por exemplo, alguns investidores podem estar mais dispostos a assumir riscos financeiros do que outros tipos de riscos, como os ligados à saúde e à segurança. 

Outros fatores: 

Além dos dois fatores acima, outros critérios podem ser usados para avaliar os riscos envolvidos em um determinado tipo de investimento. 

Por exemplo, alguns investidores podem preferir aplicações que oferecem proteção contra perdas (como seguros), enquanto outros podem preferir aqueles que oferecem maior flexibilidade (com opções).

Conclusão

O mercado de ações é uma ótima oportunidade para investir seu dinheiro. 

Você pode escolher entre diferentes estratégias, como investir em empresas que você acredita que vão crescer, ou em fundos de investimento que cobrem diferentes setores da economia.

Outra opção é investir em ações de empresas que pagam dividendos, ou seja, uma parte dos lucros da empresa. 

Independentemente da estratégia escolhida, é importante analisar o mercado e os riscos envolvidos antes de investir seu dinheiro.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp