29/11/2022 às 20h22min - Atualizada em 20/11/2022 às 20h14min

Adeus para calvície? Cientista pioneira no tratamento da condição comenta novas descobertas

A calvície, que é a perda parcial ou total dos cabelos do couro cabeludo, afeta mais de 42 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira do Cabelo. No entanto, nesta última semana, cientistas da Universidade Nacional de Yokohama, no Japão, conseguiram produzir em laboratório novos folículos capilares — estrutura em formato de bolsa onde fica a raiz do cabelo, localizada na camada de pele abaixo da epiderme.

A cientista do ramo da saúde/beleza, Jackeline Alecrim é pioneira no assunto e explicou que com os avanços tecnológicos e científicos, cada vez mais formas de tratamento da calvície devem surgir para tornar cada vez mais prático e eficaz o tratamento do problema.

Nessa pesquisa publicada na revista Science Advances na última semana, os pesquisadores mostraram que é possível recriar os folículos pilosos, que são cavidades presentes em quase todo o corpo humano e se formam ainda na fase embrionária, graças à interação entre a camada externa da pele e o tecido conjuntivo. Os folículos pilosos são as estruturas responsáveis pela produção e manutenção dos fios, através de um ciclo contínuo.

“A equipe de pesquisadores descobriu como gerar folículos em laboratório através de células embrionárias de camundongos e agora trabalha na recriação do experimento com células humanas. E isso, representa um avanço enorme nas perspectivas para o tratamento de diversos tipos de alopecia. A intenção dos pesquisadores é utilizar folículos capilares saudáveis de  um doador e cultivar em um laboratório e depois usar esses folículos para implantar em pacientes que tiveram perda de cabelo e tenham indicação para o tratamento”, explica a cientista.

Descobertas anteriores

A cientista brasileira estudou o processo do produto por pelo menos quatro anos e  desenvolveu um xampu com bioativos isolados do café que inibe a queda capilar e estimula o crescimento de cabelos em folículos viáveis. Lançado em 2017, o produto recebeu o nome de "Caffeine's Therapy" e  ganhou repercussão mundial pela eficácia.

Desenvolvido, em maior parte, com recursos próprios, o xampu foi a forma pensada para facilitar a absorção de ativos no couro cabeludo. O produto passou por testes clínicos de segurança e eficácia exigidos pela legislação e os voluntários participantes observaram redução da queda capilar e estímulo no crescimento já no primeiro mês de uso.
 
Ainda sobre Jackeline Alecrim
 
Jackeline é graduada em Farmácia e possui especialização em Cosmetologia Avançada, Fitoativos e Farmacologia Clínica. Atua no ramo de pesquisa, desenvolvimento e posicionamento mercadológico de cosméticos e dermocosméticos científicos inovadores, consultoria científica e empreendedorismo estratégico. Além de ampla experiência no ramo de educação superior como docente de disciplinas como Cosmetologia, Farmacologia Clínica, Química Farmacêutica e Empreendedorismo em saúde, área na qual atuou por 9 anos.
 
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp