28/11/2022 às 22h29min - Atualizada em 18/11/2022 às 22h17min

Como evitar perder dinheiro no mercado de criptoativos? Especialista explica

Segundo o especialista, após o “rombo”, não há tantas escolhas sobre o que fazer a respeito, mas há escolhas e posturas que podemos adotar daqui para frente.

Divulgação
O nome Do Kwon do sul-coreano, de 31 anos, um dos criadores das criptomoedas Luna e TerraUSD não passou despercebido nas últimas semanas. Isso devido ao rombo de bilhões de dólares para os investidores dos criptoativos Luna e TerraUSD. Muita gente ficou se perguntando: o investimento em criptomoedas é seguro? O contador e advogado Marcos Miranda explicou sobre o assunto.

Segundo o especialista, após o “rombo”, não há tantas escolhas sobre o que fazer a respeito, mas há escolhas e posturas que podemos adotar daqui para frente.

“Primeiro é interessante reforçar e deixar claro que o mercado de criptoativos se destaca, entre outras características, como um mercado relativamente novo, por isso, não é regulamentado em diversos países. É inovador, futurista, descentralizado, volatizado e atrativo devido a elevada rentabilidade que se pode obter com os criptoativos”, começou.

Conforme Marcos, aparentemente, pode parecer um mar de oportunidades, mas é importante que o investidor entenda que o mercado de criptoativos é um mercado de alto risco, ou seja: é preciso conhecimento e habilidades para transitar nesse mercado.

“O que ocorre é que muitas pessoas conseguiram lucros exorbitantes nesse mercado, algumas por pura sorte, outras por técnica, e com a divulgação desses cases positivos, o olhar das pessoas se voltaram para o mercado de criptoativos como uma possibilidade incrível de obter dinheiro fácil e rápido. Porém, muitos pagaram um preço alto para ver que não é assim que funciona. A Luna e TerraUSD, por exemplo, foram casos que vieram à tona, mas existem inúmeros outros similares a esse. Para evitar cair nesses rombos, o investidor pode adotar posturas e escolhas conscientes e prudentes. Assim ele poderá reduzir as chances de perder dinheiro nesse mercado”, explicou.

O contador citou algumas posturas e condutas que o investidor pode adotar para evitar perder dinheiro no mercado de criptoativos e assim investir com um pouco mais de segurança:

1) Adquira o máximo de conhecimento possível sobre o mercado de criptoativos:

Não faça investimentos sem conhecer o mercado, o seu funcionamento, as ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos, as regulamentações e outros.

“É preciso estudar o mercado a fundo, saber o que é blockchain, criptoativos e suas ramificações, exchanges, carteiras, os termos utilizados no mercado, onde consultar os contratos e projetos que são ofertados em forma de criptoativos e outros. Cuidado com as fontes de pesquisa, algumas não são confiáveis, existem inúmeras páginas e cursos sobre o assunto, porém grande parte desses oferece milagres e riqueza do dia para noite. Se encontrar essas ofertas, corra. Fique atento aos blogueiros e influencers que falam sobre o assunto na internet, alguns desses podem te influenciar de forma negativa e você acabar indo na onda e sendo imediatista com medo de perder uma grande e incrível oportunidade e no fim das contas cair numa furada. Em resumo: é importante sempre buscar um profissional ou curso que te ensine de forma real, sem promessas, que te apresente os prós e contras, riscos e benefícios”, disse.

2) Estude e acompanhe o projeto do criptoativo

Normalmente, os criptoativos são criados com um objetivo específico. Para alcançar esse objetivo são elaborados projetos que evidenciam que aquele ativo ou ideia é realmente possível e necessária.

Antes de escolher um ativo é necessário buscar informações sobre o projeto, ver se esse projeto possui fundamentos fracos ou de baixo potencial para se manter a longo prazo, se a proposta do projeto não é algo inexequível, e tentar buscar informações sobre o que já foi feito sobre o projeto, se atente a reputação do projeto.

“Ao avaliar o projeto é importante que veja se ele é transparente, por exemplo, se a equipe de trabalho do projeto é anônima, você já pode ter isso como um sinalizador de risco. Assim, quanto mais transparente o projeto for, melhor. Se avaliando alguns desses pontos você escolheu investir no projeto, o seu trabalho ainda não terminou, após escolher o projeto é necessário manter um acompanhamento mensal. Nesse acompanhamento você deve verificar se o cronograma de execução do projeto está sendo realizado, se as expectativas financeiras estão acontecendo, se a reputação do projeto continua sendo positiva, se o macro mercado modificou algo que possa prejudicar o projeto e outros. Fique atento às informações e reuniões feitas para dar retorno sobre o projeto. Se tiver dificuldades em obter essas informações, não conseguir ver o projeto ou durante o acompanhamento perceber que nada está saindo do papel, pense melhor se vale a pena ou não investir ou continuar investindo nesse ativo”, afirmou.

3) Invista através de uma Exchange

Faça seus investimentos utilizando uma Exchange com bons antecedentes, que seja bem estruturada, que lhe dê suporte sempre que necessário, que lhe forneça transparência e confiabilidade quando as suas operações. Pesquise em sites de reclamação sobre a Exchange e verifique se ela respondeu todas as reclamações, veja nos grupos de Telegram, WhatsApp e Instagram o que os usuários falam sobre a Exchange. Consulte o CNPJ da Exchange e veja se ele foi aberto recentemente e se as atividades constantes no mesmo são aderentes ao serviço que ela oferta.

“Apenas transfira seu dinheiro para Exchanges que lhe passem o mínimo de segurança. Um ponto importante na escolha da Exchange é perceber que quando você escolhe uma Exchange você também avalia o criptoativo que pretende investir, pois se o criptoativo estiver listado apenas em uma Exchange e ela não for uma Exchange de confiança, já é um alerta sobre a viabilidade ou não de investir no ativo”, explicou.

4) Liquidez do criptoativo

Conforme Marcos, é importante verificar se o ativo que você está investindo tem liquidez, ou seja, se ele possui volume de pessoas interessadas em comprar e vender. Essas informações podem ser vistas na plataforma de compra e venda da Exchange.

“Quanto mais liquidez o ativo tiver mais segurança você terá para liquidar o mesmo, assim se você precisar vender o ativo de uma hora para outra, será mais fácil, pois haverá volume de pessoas querendo comprar”, explicou.

5) Acompanhe a dinâmica do mercado

Por fim, Marcos disse que é importante acompanhar não somente a execução do projeto do ativo, mas também a dinâmica do mercado.

“Se o mercado está com tendência de alta para o ativo você se prepara para reagir a essa tendência, o mesmo deve ser feito para tendência de baixa. Para tanto é recomendável que todos investidores definam um valor máximo para perdas e a meta a ser batida para os ganhos. Como o mercado de criptoativos é muito volátil, é comum as variações de valores dos ativos serem elevadas. Então se você define um valor máximo de perda ou ganho, você consegue sair do mercado com a segurança que você definiu para o seu investimento. Se o investidor adotar essas posturas, certamente terá ainda mais êxito e segurança nos seus investimentos. Ademais nada impede que o investidor se permita ter um acompanhamento profissional para auxiliar nessas e outras avaliações que podem ser feitas, o ideal é que quanto maior o investimento, maior a necessidade de profundidade na avaliação do criptotativo”, finalizou.
 
Sobre Marcos Miranda
 
Marcos Miranda tem formação acadêmica como Mestre em Administração, Advogado e Contador. Tem mais de 16 anos de experiência na área contábil, é consultor empresarial, professor e Perito Judicial e Extrajudicial. Há mais de 9 anos atua ministrando cursos e treinamentos nas áreas de contabilidade, finanças, administração, gestão de pessoas e do conhecimento, planejamento estratégico e outras. Nos últimos três anos vem se especializando em constelação familiar e atualmente juntamente com o trabalho de consultoria atua como constelador empresarial. Na área do direito é especialista em tributos, planejamento tributário e contratos.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp