29/12/2014 às 00h26min - Atualizada em 29/12/2014 às 00h26min

O imperdível Metrô de Moscou

por Maíra Nardo // Diários de Férias

As estações de metro de Moscou são lindas e, com certeza, uma das atrações imperdíveis da cidade. Lenin projetou-as para serem verdadeiros palácios para os trabalhadores e, por isso, muitas têm arquitetura que lembram os palácios dos czares (totalmente diferente daquelas linhas retas soviéticas).

Um passeio bastante oferecido pelas agências de turismo na cidade é um tour pelas estações de metrô. Entretanto, embora o metrô de Moscou seja indicado majoritariamente no alfabeto cirílico (já surgem algumas placas em inglês nas principais estações - talvez em preparação para a Copa de 2018?), é possível fazer o tour por conta própria. De quebra, perdendo-se o medo do metrô, ganha-se o meio de transporte mais eficiente da cidade, que tem estações perto de todas as atrações turísticas.

Caso queira fazer o tour sozinho, o primeiro passo é estar com um mapa das linhas com os nomes escritos tanto em cirílico como no alfabeto ocidental.


Indicação em cirílico na estação do metrô

Saindo da parte prática e partindo para as belas-artes, fica aqui uma lista com as estações que mais se destacam pela arquitetura e beleza.

A Estação Komsomolskaya (Комсомольская) tem um teto que poderia facilmente estar na sala de jantar de algum palácio, simplesmente maravilhosa!


Estação Komsomolskaya

 

A Estação Novoslobodskaya (Новослободская) é decorada com lindos vitrais coloridos lindos, iluminados por trás.


Estação Novoslobodskaya

O destaque na Estação Kievskaya (Киевская) também fica por conta dos adornos no teto, painéis de pastilhas que retratam cenas da “vida” da União Soviética.


Estação Kievskaya

O projeto de iluminação da Estação Elektrozavodskaya (елеkтрозаводская) faz todos os turistas babarem.


Estação Elektrozavodskaya

 

Já a Estação Ploshchad Revolyutsii (Площадь Революции) é lindamente decorada com esculturas em bronze. Os moradores acreditam que passar a mão no focinho da estátua do cachorro traz sorte.


Estação Ploshchad Revolyutsii

 

Por fim, a essa altura, é até capaz do turista achar a Estação Mayakovskaya (маяковская) um pouco simples, mas o espanto volta ao lembrar que isso é apenas uma estação metrô.

Convencidos a comprar o bilhete? Bom passeio!

O roteiro completo e outras indicações podem ser encontrados no site www.diariosdeferias.wordpress.com. Instagram: @diariosdeferias.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp