11/11/2022 às 10h01min - Atualizada em 11/11/2022 às 10h00min

Recursos tecnológicos na educação: para o ensinar, aprender e gerenciar!

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O uso de recursos tecnológicos na educação se intensificou durante o período pandêmico. Afinal, as ferramentas, principalmente as digitais, se tornaram fundamentais para a manutenção da aprendizagem.

 

Mas o movimento de transformação digital na educação não começou recentemente. Muitas instituições já utilizavam inúmeros recursos tecnológicos para ensinar e administrar funções básicas da escola.

 

Esse período, no entanto, acelerou a modernização das estruturas tecnológicas aplicadas na educação. Segundo reportagem da Agência Brasil, houve um aumento de 44% do uso de plataformas nas atividades de ensino e aprendizado nas escolas urbanas, de 2016 para 2020. 

 

Mas engana-se quem acredita que essa é uma alteração pontual, que deve regredir após o período pandêmico. Pelo contrário, a expectativa é que os recursos tecnológicos façam cada vez mais parte das atuais metodologias de ensino. Trazendo, assim, interação, dinamismo e engajamento.

 

Continue a leitura para conhecer alguns dos principais recursos tecnológicos na educação.

O que são recursos tecnológicos na educação?

Recursos tecnológicos na educação é o conjunto de ferramentas que utilizam inovação e tecnologia para facilitar o ensino, a aprendizagem e a gestão escolar

 

Eles podem ser empregados no ensino híbrido, para auxiliar nas atividades antes da exposição do conteúdo, para pesquisas e consultas, dentro da sala de aula, em tarefas extracurriculares e na comunicação.

 

Assim como no ensino tradicional, auxiliando em tarefas na sala, aplicação de questionários, em matérias específicas de tecnologia e, claro, na gestão escolar. Afinal, a automação permite que tarefas burocráticas e repetitivas possam ser transferidas para ferramentas, como plataformas, sistemas, dispositivos etc.

Vantagens do uso da tecnologia na educação

Com a evolução da tecnologia e da sociedade, as escolas passaram a notar gargalos de adaptação.

 

O processo, portanto, de prender a atenção dos alunos, estimular o engajamento e a colaboratividade ficou ainda mais difícil com a popularização da tecnologia e do universo digital.

 

O fato é que não havia necessidade de disputar a atenção com celulares e outros dispositivos móveis, bastava incluí-los dentro e fora da sala de aula. Dessa forma, além de otimizar funções da rotina gerencial, os recursos tecnológicos na educação também ajudaram a aumentar o dinamismo na sala de aula, o interesse dos alunos e a identificação deles com o ambiente escolar.

 

Além de facilitar a comunicação entre a instituição, colaboradores, pais, alunos e responsáveis. Impactando positivamente na experiência de todos os envolvidos.

Quais são os principais recursos tecnológicos usados na educação para ensinar, aprender e gerenciar?

1. Realidade virtual

Com a crescente popularização do metaverso e de equipamentos de realidade virtual, hoje, esse recurso tecnológico também pode ocupar as salas de aula. A realidade virtual é uma tecnologia que permite levar os alunos para diferentes locais, épocas e cenários, que eles poderiam nunca ter acesso.

 

Como, por exemplo, para as pirâmides do Egito, na Grécia Antiga, no período feudal, ou quem sabe no Paleolítico. 

 

E não precisa ser uma realidade tão distante, com o uso da realidade virtual como recurso tecnológico na educação, o professor de geografia, pode, por exemplo, levar a turma de Santa Catarina, para conhecer a Caatinga no Nordeste brasileiro.

 

Assim como o professor de biologia pode levar os alunos ao fundo do mar ou no meio da selva africana. 

 

Como já vimos por aqui, quanto mais sentidos estiverem envolvidos na aprendizagem, maiores as chances de absorção do conteúdo. Ou seja, a realidade virtual é um dos recursos tecnológicos na educação que possui inúmeros impactos positivos no aprendizado!

2. Gamificação

Gamificação também é um dos recursos tecnológicos na educação muito comentado na atualidade. Falamos acima sobre a possibilidade de aproximar os alunos do ambiente escolar utilizando seus próprios interesses ao invés de “combatê-los”, certo?

 

É exatamente isso que a gamificação fornece, com desafios, quizzes e recompensas, para compartilhar conhecimento, estimular a resolução de problemas, raciocínio lógico e tantas outras habilidades.

 

E o melhor, hoje, existem plataformas, aplicativos e sites que desenvolvem e compartilham esses jogos de forma gratuita ou paga. Mas, caso a escola possua conhecimento, também é possível encontrar ferramentas e plugins para desenvolver o próprio game.

3. Realidade aumentada

Diferente do primeiro tópico, a realidade aumentada não leva o aluno para outros tempos e cenários. Ela, na verdade, traz imagens virtuais para interagirem no universo real. Como o Google faz quando procuramos no buscador de um celular um determinado animal e ele sugere a visualização de realidade aumentada.

 

Dessa forma, é possível estudar um enorme mamífero como o rinoceronte bem no meio da sala de aula. Incrível, não?

4. Equipamentos tecnológicos

Não podíamos deixar de citar na lista de recursos tecnológicos na educação a infraestrutura necessária para que aplicativos, plataformas e aplicativos possam funcionar. Dentre os recursos possíveis temos tablets, notebooks, lousas digitais, smartphones e muito mais.

 

Hoje, com a inteligência artificial e a internet das coisas, muitos objetos e itens podem ser munidos de tecnologia para realizar atividades e auxiliar na aprendizagem. Essas tecnologias podem incluir sensores, interatividade em lousas, canetas inteligentes etc.

 

Tornando, assim, os equipamentos ótimas ferramentas para aumentar o engajamento, a criatividade e a participação dentro e fora da sala de aula.

5. Google Workspace 

O Google Workspace é uma plataforma colaborativa com diversos recursos tecnológicos que auxiliam na aprendizagem, colaboração e comunicação dentro e fora da sala de aula. Hoje, o Google Workspace for Education Fundamentals possui inúmeras possibilidades voltadas exclusivamente para a educação, como o Google Sala de Aula, por exemplo.

 

Mas outras ferramentas também podem ser utilizadas em empresas de outro segmento e até para aplicações diversas. Veja abaixo algumas das funcionalidades do Google Workspace que não são exclusivas, mas que podem auxiliar muito a rotina das instituições:

  • Hangouts Meet

Grande parte das pessoas que não conheciam a plataforma do Google Workspace, com certeza, começaram a utilizá-la durante a pandemia com o Hangouts ou com o Google Meet, não é mesmo?

 

Afinal, no ensino remoto, as aulas online, reuniões e atividades extracurriculares só seriam possíveis por meio de um recurso tecnológico que possibilitasse conversas e interações em vídeo.

 

Além das aulas, é possível marcar reuniões individuais com colaboradores, alunos e responsáveis. E, inclusive, marcar “encontros” de grupo entre os próprios estudantes, para trocar ideias, debater sobre trabalhos e até organizar a festa de final de ano, não é mesmo?

  • Jamboard

Outra solução presente entre os principais recursos tecnológicos na educação é o Jamboard. Trata-se de uma lousa integrável, utilizada em computadores, smartphones e tablets, que possibilita o armazenamento das informações escritas. 

 

Entenda melhor o funcionamento do Jamboard abaixo:

https://youtu.be/9TRaTRGypFc

  • Google Sites

Google Sites é outra funcionalidade Google muito interessante para trazer a tecnologia para a sala de aula de uma maneira dinâmica e criativa. Afinal, com ela os alunos podem criar ou hospedar sites próprios da turma, da escola, ou até mesmo de um grupo de colegas.

 

Além de aprofundar o conhecimento tecnológico dos alunos, o Google Sites permite que os estudantes trabalhem todo o conhecimento, na prática. Melhorando, portanto, a familiaridade com a tecnologia, gerando mais interatividade e participação.

 

E o melhor, esse recurso tecnológico pode ser utilizado como forma de avaliação, trabalho em grupo e como ferramenta da própria instituição. Possibilitando a criação de um canal (site) único, personalizado e colaborativo.

  • Google Grupos

Outro recurso tecnológico dentro do Google Workspace é o Google Grupos. Uma solução muito interessante para criar debates, trocas e fomentar fóruns de discussão online. Essa ferramenta pode auxiliar na integração dos alunos e também no ensino colaborativo.

 

Clique e confira: Conheça 7 incríveis ferramentas do Google para Educação e como usar em suas aulas.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp