22/12/2014 às 00h19min - Atualizada em 22/12/2014 às 00h19min

Sintra: impossível deixar de fora do seu roteiro por Portugal

por Débora Grubba/Diários de Férias

Sintra não é só mais uma daquelas charmosas cidadezinhas portuguesas nas quais é uma delícia se perder em suas ruelas e tomar uma taça de vinho aqui e comer uma sobremesa acolá. Além desses atrativos praticamente comuns em todo Portugal – difícil não se render à culinária lusitana em qualquer lugar que se vá! - Sintra conta também com diversas atrações e com construções que impressionam pela grandiosidade e pela beleza.

O primeiro destes pontos turísticos é o chamado Castelo dos Mouros – uma fortificação militar que testemunha a presença islâmica do século VIII. Na verdade, não se trata de um castelo, mas das ruínas que sobraram dessa edificação recentemente restaurada. Além da própria construção que encanta quem enfrenta a subida até lá, a vista que se tem da cidade é de tirar o fôlego.

 

Outra atração igualmente imperdível – mas de estilo arquitetônico absolutamente distinto ao do Castelo dos Mouros - é o Palácio da Pena, um expoente ímpar do Romantismo do Século XIX.  Por dentro, os móveis são mantidos como eram utilizados pela família real. Mas é por fora que está o seu maior charme: a construção encanta pelas curvas delicadas e cores fortes. Pra completar o ambiente, ao seu redor estão mais de 200 hectares de jardins.

Outro monumento da Serra de Sintra para ser incluído no roteiro turístico da cidade é a Quinta da Regaleira – um lugar um tanto peculiar que, além do palácio principal, conta com capelas, lagos, túneis e estátuas espalhadas nos imensos jardins, em meio a diversas referências à mitologia, à alquimia, a Dante e Camões e dizem, até à Maçonaria. No mínimo, interessante!

Há ainda outras atrações, tais como o Palácio de Monserrate, emoldurado por um notável jardim romântico e o Palácio Nacional de Sintra – utilizado pela família real portuguesa até praticamente o final da monarquia e onde se podem ver os utensílios da época.

E para que não restem dúvidas sobre incluir Sintra em seu roteiro por Portugal: a cidade está a apenas 40 minutos de trem de Lisboa e a passagem de trem custa menos de cinco euros! Ou seja, um programa de um dia – ou até mais, para quem tiver tempo sobrando – absolutamente imperdível.

O roteiro completo e outras indicações podem ser encontrados no site www.diariosdeferias.wordpress.com. Instagram: @diariosdeferias.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp