09/11/2022 às 11h51min - Atualizada em 09/11/2022 às 11h50min

Como aumentar a produtividade de um laboratório de análises clínicas

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A eficiência é importante em qualquer laboratório. Ela permite que você cumpra as cotas de fluxo de trabalho e tenha ótimos resultados econômicos. 

 

Por esse motivo, é importante que esse tipo de negócio invista em soluções e estratégias que foquem em aumentar a produtividade, por exemplo, o uso de um sistema para laboratório de análises clínicas

 

O objetivo de um local de trabalho eficiente é economizar o máximo de tempo, energia e dinheiro possível, sem sacrificar a qualidade do seu trabalho. 

 

Para isso, é importante aplicar processos eficazes, utilizar recursos adequados e manter uma equipe atenta. Para saber mais sobre como melhorar a eficiência do laboratório sem sacrificar a qualidade, continue a leitura! 

 

Dicas para aumentar a produtividade do seu laboratório

Aqui estão algumas dicas importantes que você deve considerar se deseja aumentar a produtividade do seu laboratório. 

 

1. Torne-se digital

O seu laboratório ainda utiliza papel para documentar informações importantes? Se a resposta foi sim, você pode melhorar a eficiência dele tornando-se digital. 

 

Um laboratório digital oferece muitos benefícios, incluindo produtividade aprimorada, maior colaboração, aquisição mais fácil de informações e a capacidade de armazenar notas em um formato indexado. Também é melhor para o meio ambiente

 

Além disso, tornar-se digital maximizará o espaço de armazenamento e reduzirá a desordem, dando ao seu laboratório um design mais eficiente. Assim, ao mudar para um laboratório com foco mais digital, você pode melhorar sua produtividade geral.


2. Elimine desperdício

Se você identificou que tem muito desperdício no seu laboratório, fique tranquilo, seu negócio não é o único com dificuldades. 

 

Desperdício é definido como qualquer coisa que não agrega valor ao seu trabalho. Fontes comuns de desperdício em laboratórios incluem:

 
  • Defeitos de produtos;

  • Superprodução;

  • Falta de estoque;

  • Talento subutilizado;

  • Falhas de treinamento;

  • Problemas de transporte;

  • Esforços extras de processamento;

  • Espera por pessoas, equipamentos ou reagentes. 

 

Ao identificar todos os desperdícios que tiver em seu laboratório, trace um plano para eliminá-los. 

 

3. Capacite sua equipe

Sugerimos que você treine sua equipe para se tornar mais produtiva tornando-se eliminadores de resíduos. 

 

Em vez de ver o desperdício como uma falha de sua equipe, trate-o como uma oportunidade de grupo para melhorar a saúde e a produtividade do seu laboratório. Você pode até gamificar a experiência para aumentar o moral e a participação da equipe.

 

4. Rastreie problemas

Para encontrar e corrigir problemas de laboratório ao longo do tempo, sugerimos a criação de uma solução simples de rastreador de problemas. Isso pode ser feito facilmente criando uma planilha simples. 

 

Sempre que surgir um problema, basta escrever a data e a descrição do problema no documento. Com o tempo, você também pode rastrear suas soluções tentadas e isso se torna um documento de qualidade vivo para o seu laboratório. 

 

Esta é uma ótima ferramenta para rastrear facilmente defeitos e erros para melhorar a qualidade ao longo do tempo! Depois de registrar consistentemente seus problemas de laboratório, seus desafios mais frequentes e possivelmente indescritíveis se tornarão conhecidos. 

 

Além disso, sugerimos que você capacite e desafie sua equipe a criar novas soluções de produtividade de laboratório. A resolução de problemas faz parte de ser um cientista pesquisador; ter o mesmo problema recorrentemente é um problema que precisa ser corrigido. 

 

5. Gerencie informações

Invista na utilização de um software para laboratório. Esse tipo de tecnologia fornece um ambiente para rastrear suas amostras e padronizar seus protocolos. Isso ajuda a tornar o laboratório muito mais produtivo. 

 

6. Rotule suas amostras

Amostras rotuladas incorretamente levam à confusão, diminuição da produtividade e, finalmente, diminuição da reprodutibilidade. Se seus rótulos forem inconsistentes entre todos os membros da equipe, reagentes e dados caros são frequentemente perdidos.

 

Use um sistema para laboratório automatizar seus processos de rotulagem para diminuir o desperdício de tempo, dinheiro e esforço. 

 

Conclusão

Buscar pelo aumento da produtividade é algo que qualquer tipo de empresa costuma fazer, inclusive quando se trata de laboratórios. E existem diversas maneiras de conseguir isso, desde que elas sejam muito bem definidas e executadas. 

 

Neste artigo, citamos algumas dicas importantes que podem te ajudar a aumentar a produtividade do seu laboratório de análises clínicas. Coloque-as em prática o quanto antes para tentar alcançar os objetivos que deseja!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp