04/11/2022 às 15h31min - Atualizada em 04/11/2022 às 15h30min

O que é o CPF cancelado e maneiras de resolver

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Está com o CPF cancelado? Essa situação deve ser regularizada quanto antes, afinal, isso pode te trazer transtornos como te impedir de assumir um concurso, de votar nas eleições, conseguir abertura de crédito, entre outros. Por isso, não deixe para resolver de última hora. Neste artigo, segue as informações do que fazer com CPF cancelado e suas complicações. Confira a seguir!

Entenda mais sobre CPF cancelado

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes no país, essencial para o indivíduo ter acesso ao crédito e seguir com a vida normalmente como um cidadão brasileiro. Para que o CPF esteja na situação cancelado é preciso que ocorra duplicidade na documentação, ou seja, a mesma pessoa possui 2 números de cadastros na Receita Federal.

Outra possibilidade pode ser por determinação judicial, porém é algo bem específico, como fraude no cadastro. Casos relacionados à perda ou roubo do documento também pode levar ao cancelamento.

É preciso entender que CPF cancelado é diferente de CPF suspenso. O CPF suspenso, diz respeito a uma pendência com a Receita Federal ou com a Justiça Eleitoral. Nessa situação, o número é mantido após a resolução do problema. Por exemplo, não votou em alguma eleição e não justificou à Justiça Eleitoral o motivo. Para regularizar basta acessar a plataforma ou ir até à Justiça Eleitoral e seguir as orientações para regularizar.

Já o CPF cancelado é quando há uma duplicidade no cadastro. Entenda mais a seguir:

Como consultar a situação do CPF?

Para descobrir se seu CPF está cancelado é bem simples. Basta acessar a plataforma da Receita Federal, encontrar a página de "Comprovante de Situação Cadastral no CPF", adicionar o número do seu documento e a data de nascimento. Em seguida abre uma segunda página com a situação atual.

E as consequências de estar com o CPF cancelado?

Os obstáculos são diversos e vão de impedir de seguir com sua vida normalmente. Dê uma olhada nos impedimentos:

  • Abrir ou movimentar contas bancárias (poupança e corrente);

  • Conseguir crédito em instituições financeiras ou organizações do segmento, como empréstimo, financiamento, cartão de crédito, etc;

  • Participar de concursos públicos;

  • Receber o tão sonhado prêmio da loteria;

  • Adquirir ou vender imóveis;

  • Acesso à aposentadoria;

  • Fazer passaporte;

  • Receber auxílio do governo;

E ainda, há empresas que para empregar o colaborador exigem o CPF ativo. Ou seja, buscar normalizar o CPF é fundamental caso você queira ter sucesso em sua vida profissional.

Como regularizar CPF cancelado?

Para solucionar a única maneira é pedir um novo número de cadastro. Isso mesmo, não tem reversão, ou seja, o número cancelado não volta a ser ativo mais.

Para resolver é simples: vai precisar entrar em contato com a Receita Federal. Nesta situação, não é possível resolver integralmente pela internet, sendo necessário ir a uma unidade física do órgão. Mas, antes, siga os seguintes passos:

  • O primeiro passo é entrar na plataforma da Receita Federal, para agendar um horário em uma Unidade da Receita Federal mais próxima;

  • Após, separe os documentos requisitados para o atendimento: o número do seu CPF, documento de RG, título de eleitor, Certidão da Justiça Eleitoral (para comprovar a inexistência da obrigatoriedade do alistamento eleitoral);

  • E por fim, vá até a unidade em que foi agendado com todos os documentos em mãos;

  • Peça uma nova numeração do CPF.

Quando se sabe o motivo pelo qual o CPF está cancelado, agiliza o processo, porém, caso não saiba o motivo, pode-se pedir mais esclarecimentos à agência.

Não confunda situação cadastral com situação fiscal

As informações acima se referem a uma situação cadastral, que é bem diferente de uma situação fiscal. Muita gente acaba confundido ambas. No caso de situação fiscal, a relação é com pendências financeiras, e, se o indivíduo ficar em débito com essas obrigações, pode ter seu CPF negativado, conhecido também como "nome sujo".

Nesses casos, o seu nome vai constar em Órgãos de Proteção ao Crédito, como Serasa. É possível consultar a situação do seu nome nas próprias plataformas oficiais, caso esteja com pendências, como dívidas com bancos em cartão de crédito e/ou empréstimos, é possível verificar quais são e até renegociá-las.

Concluímos aqui sobre todas as informações do que fazer com o CPF cancelado. Falamos de todos os empecilhos que isso gera na vida do cidadão, como também o que fazer para regularizar e não ter nenhum impedimento por causa disso. Procure mais informações no site oficial da Receita Federal ou vá até uma agência pessoalmente.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos para eles aprenderem como agir nessa situação!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp