25/11/2014 às 23h49min - Atualizada em 25/11/2014 às 23h49min

A encantadora Cartagena

por Debora Grubba/Diários de Férias

Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é um dos destinos mais visitados na Colômbia e não é à toa: seu centro histórico encanta facilmente quem se deixa levar pelas suas ruelas. Cercado por quilômetros de muralhas, construídas no século XVI contra ataques piratas, é neste centrinho que está o coração da cidade.

É dentro da cidade amuralhada, portanto, que ficam as principais atrações e os hotéis mais charmosos – mas há opções para todos os bolsos.

Para quem quiser imergir na cultura local, no Palácio da Inquisição é possível ver o arsenal usado para tortura na época da inquisição promovida pela Igreja Católica – Cartagena era a sede do Tribunal do Santo Ofício. Há, também, o Museu do Ouro e o Museu Naval.

Mas a graça maior de Cartagena, na verdade, é ver a história impregnada nas ruas. Passear sem rumo pelas vielas e admirar sua arquitetura colonial – os balcões das casas e as cores com que são pintados emolduram o cenário de uma forma única. Não é difícil entender porque seu centro histórico foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

 

Enquanto passeia, é impossível não parar para comer uma salada de frutas fresquinha vendida nas ruas ou experimentar a “arepa” - bolinho de mandioca frito, recheado de carne ou queijo. Difícil resistir também a uma cocada, doce de leite e outras delícias típicas vendidas no “Portal dos Doces”, localizado em frente à torre do relógio, na entrada na cidade murada.

 

Outra atração que não pode ficar de fora do roteiro é o Castillo San Felipe de Barajas. Encare a subida porque além da própria construção – é a maior obra militar espanhola feita em continente americano -, a vista que se tem da cidade do topo faz o esforço valer a pena!

 

Para poder desfrutar daquelas praias lindas que imaginamos quanto pensamos no mar caribenho é preciso contratar um passeio de barco – as praias mais próximas à cidade não são assim tão bonitas. Mas não tem erro: são diversas agências no porto oferecendo estes passeios e o mais atrativo deles certamente é para a Playa Blanca – com areia branquinha e água transparente.

A volta dos passeios de barco se faz em tempo de apreciar o pôr-do-sol, com uma vista especialmente bonita de cima das muralhas - escolha um dos bares estrategicamente localizados para aproveitar ainda melhor este momento.

 

Não é difícil constatar que a cidade ganha um charme a mais no cair da tarde. São vários bares e restaurantes com mesas nas calçadas – e cantores independentes cuidam da trilha sonora da noite. Nas ruas, as charretes harmonizam-se perfeitamente com a atmosfera romântica do lugar.

 

Cartagena ainda surpreende pelas opções gastronômicas. Restaurantes como o El Santíssimo ou o La Vitrola fazem jus à fama que têm e finalizam a noite em grande estilo. Para encantar – ainda mais! – aqueles que visitam Cartagena.

 

 

 

O roteiro completo e outras indicações podem ser encontrados no site www.diariosdeferias.wordpress.com. Instagram: @diariosdeferias.

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp