14/10/2022 às 16h28min - Atualizada em 14/10/2022 às 16h25min

5 Dicas de como captar clientes pela internet

Rayssa Fernandes
Foto: Divulgação

Na atualidade, a internet tem se tornado o maior veículo de vendas, devido a sua versatilidade e amplo alcance. Com isso, existem diversas técnicas dentro do marketing digital que prometem trazer grande fluxo de clientes, os famosos Leads. Neste conteúdo, vamos aprofundar em técnicas e instrumentos digitais que podem ser utilizados para ampliar sua lista de clientes e, consecutivamente, suas vendas.

Prospect e Lead

No decorrer das dicas, vamos tratar nossos clientes ou possíveis clientes como Leads, que nada mais são do que contatos de possíveis consumidores dos seus produtos. Um Lead se torna um Prospect quando o seu produto ou serviço está de acordo com aquilo que o cliente necessita, ou seja, seu cliente tem o desejo de compra pelo seu produto

Sabendo disso, neste artigo vamos focar em estratégias para ampliar a sua lista de Leads e, com isso, selecionar com mais eficiência seus prospects. Para isso, preparamos 5 dicas de como captar clientes utilizando a internet.

1 - Produza conteúdos de valor

O conteúdo de valor funciona como uma isca de Leads, utilizado para atrair seus possíveis clientes com conteúdos que possuem a solução de esclarecer dúvidas, ligando a necessidade dos clientes ao seu produto. Com isso, entregue conteúdos que tem algo a oferecer de acordo com a persona do seu Lead. Uma boa estratégia é a produção de e-books de forma gratuita, disponibilizando o acesso ao conteúdo diante da coleta de dados do seu Lead, tais como nome e e-mail, por exemplo.

2 - Invista em SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) que funciona como um conjunto de técnicas e estratégias voltadas em rankear o seu site nas primeiras posições de pesquisa.

Utilizando as estratégias corretas e as ferramentas necessárias, você consegue realizar a captura dos seus clientes de forma orgânica e ainda mais efetiva. Com isso, selecione as palavras corretas para o seu nicho de vendas e que estejam de acordo com os interesses da sua persona. Ferramentas como SEMrush e Ubersuggest, podem te auxiliar neste processo.

3 - Tenha campanhas de anúncio

Realize campanhas de anúncios pagos, voltados para a conversão e a atenção do seu público ideal. Os anúncios são fundamentais para que seus clientes possam conhecer e visualizar seu produto ou serviço de forma estratégica.

Atualmente há campanhas especializadas para cada situação empresarial, sendo possível começar com pequenos orçamentos. Plataformas como Facebook, Google, Instagram, dentre outras, são uma boa pedida para quem está começando no mundo dos anúncios pagos.

4 - Garanta estabilidade na sua conexão

Uma parte importante no processo de captura e vendas através da internet é estar 100% conectado a sua plataforma de vendas, sendo essencial atender seus clientes com prontidão, realizando assim o processo de Prospect. Por isso, uma internet de alta velocidade e estabilidade é de suma importância. 

Algumas operadoras oferecem planos corporativos que podem fornecer uma conexão estável para suas estratégias, tais como TIM Live, Oi Fibra, Vivo Fibra e Vero Internet. Todas elas têm acessibilidade de conexão para todos os perfis de consumo, consulte sua cobertura e veja a disponibilidade de planos de internet e serviços para sua localização.

5 - Vincule suas campanhas a datas comemorativas

Sabemos que o ato de comprar está diretamente ligado à conexão da sua marca, gerando uma relação afetiva entre ela e o cliente. Com isso, campanhas em datas sazonais específicas geram aumento no desejo de compra e necessidade de consumo.

Para casos de e-commerce, datas como dia das mães, dia dos pais e dia das crianças, por exemplo, são grandes gatilhos de conversão, pois carregam grande poder afetivo, o que gera maior necessidade de compra em diversos públicos de consumo.

Para campanhas em datas comemorativas é necessário um bom planejamento para atingir seus clientes com estratégias e gatilhos, que despertem o desejo de compra ou até mesmo a retenção do cliente à página.

Enfim, estas dicas irão impulsionar a geração de novos leads mas não para por aí, também é necessário levar estas pessoas à compra. Quando nos referimos às etapas da venda, estamos falando sobre o funil de vendas. Por isso, estruture seu funil de vendas e desenvolva suas estratégias para fechar a maior quantidade de negócios.

Não se esqueça de alinhar a equipe às novas estratégias e sempre mensurar os resultados, focando no planejamento e execução das estratégias.



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