07/10/2022 às 17h07min - Atualizada em 07/10/2022 às 17h06min

Faça gestão de materiais de forma otimizada: entenda

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Para produzir bens e serviços de qualquer tipo, uma empresa precisa de matérias-primas e equipamentos. Por esse motivo, é cada vez mais comum que exista a procura por soluções tecnológicas no mercado, como um bom Sistema de Gestão de Materiais para Telecom, por exemplo. 

 

Se você é proprietário de uma empresa, sabe que as operações da cadeia de suprimentos vão além da simples compra de matérias-primas. 

 

Esse processo envolve descobrir o que você precisa, quando você precisa, quanto você precisa atualmente ou precisará no futuro, quanto tempo seu estoque atual durará e muito mais! 

 

Mas, afinal, como realizar uma gestão de materiais de forma otimizada? Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos! 

 

3 dicas para melhorar o processo de planejamento e gestão de materiais

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a ter uma gestão de materiais muito mais eficiente. 

 

1. Avalie as operações de inventário

O primeiro passo é um exame minucioso do processo de gerenciamento de estoque para determinar seu estado. 

 

Identifique e discuta com cada parte interessada seus papéis no processo, os obstáculos que enfrentam e quais melhorias podem ser feitas para tornar seu trabalho mais eficaz. 

 

Estude a relação de interfuncionamento entre as diferentes unidades no processo e veja se há clareza de papéis ou uma sobreposição de responsabilidades.

 

As descobertas deste exercício devem ser documentadas. Os documentos devem ser capazes de revelar deficiências operacionais, com base em métricas como vida útil planejada versus vida útil real. 

Essas deficiências devem ser classificadas por seu impacto no processo e melhorias recomendadas. As estatísticas mostram que o estoque para negócios de varejo é preciso apenas 63% das vezes.

 

A comparação das práticas de estoque da empresa com as dos líderes do setor por meio de terceiros será útil para a avaliação. Comunicar a todas as partes interessadas os resultados da avaliação e os planos de melhoria propostos para que possam se envolver no processo de melhoria.

 

2. Desenvolva um plano de gerenciamento de estoque

Os resultados da avaliação devem ser transformados em um plano de ação. O plano de gerenciamento de estoque ideal deve ser capaz de reduzir a métrica de Custo de Transporte de Estoque, que são as despesas incorridas no armazenamento de estoque e seu envio. 

 

Além disso, deve garantir uma boa métrica de Valor Total de Estoque que possa suportar flutuações na cadeia de suprimentos ou na produção. 

 

A segmentação do estoque em matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados é necessária. Cada categoria deve ser ainda mais segmentada com base em diferentes critérios de classificação. 

 

Um bom plano de ação deve ter planos individuais para cada um desses subsegmentos, que são combinados para criar um plano geral de estoque. O plano deve incluir a otimização da Capacidade Média de Armazém Usada, armazenando mercadorias de venda rápida em uma posição de fácil acesso no armazém. 

 

Essa ação pode melhorar a métrica de vida útil média e manterá seu tempo de ciclo: KPI de processamento de cliente de pedido interno em uma taxa baixa.

 

Também é importante que existam padrões de controle de qualidade para o processo de gestão de estoques juntamente com definições operacionais, principalmente se a empresa esteve envolvida em uma fusão ou aquisição, que traz critérios diferentes. 

 

O primeiro passo aqui é abordar as deficiências operacionais. Cuidar dessas limitações pode levar tempo. Portanto, é necessário um plano intermediário que atenda aos objetivos de estoque diante dessas desvantagens. 

 

Uma vez que esses ativos como sistemas de tecnologia são disponibilizados, o projeto completo pode ser implementado.

3. Coloque o plano em ação

A execução do plano deve ser o próximo passo. O monitoramento do processo de inventário e a manutenção dos padrões de controle de qualidade estabelecidos são cruciais para o seu sucesso.

 

 A administração deve aprovar quaisquer exceções do plano somente quando necessário. Deve haver comunicação aberta e colaboração entre todas as partes interessadas no processo de inventário, incluindo fornecedores.

 

O sistema de gestão de estoque deve incluir um processo que analise o desempenho das partes interessadas, principalmente fornecedores. Afinal, a qualidade das matérias-primas que eles fornecem pode impactar na métrica de Taxas de Aceitação de Produtos Acabados da empresa. 

 

O papel de cada unidade no processo de inventário deve ser esclarecido e as responsabilidades repartidas. A padronização do sistema de gestão de estoque é necessária para que seja fácil de executar e as tarefas possam ser facilmente delegadas.

 

Conclusão

Fazer a gestão de materiais de forma otimizada é algo que proporciona inúmeros benefícios tanto para as empresas, quanto para os seus colaboradores e a sociedade em geral. 

 

Portanto, se a sua empresa precisa realizar um gerenciamento de materiais, dedique-se para tornar esse processo o mais eficiente para o seu negócio e evitar problemas. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp