30/09/2022 às 19h52min - Atualizada em 30/09/2022 às 16h48min

Candidato reage ao STF: “extrapola limites”

A Suprema Corte tem sido alvo de muitas críticas por postulantes que apontam excessos em algumas de suas decisões, denominando-os de ativismo judicial.

Divulgação
Às vésperas de mais uma eleição no Brasil os ânimos começam a aflorar por todo o território nacional. Muitos classificam o pleito deste ano como um dos mais importantes da história.

Ao tempo que crescem as expectativas, crescem as críticas, por parte de alguns candidatos, a instituições que possuem ligação com a eleição, a exemplo do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Suprema Corte tem sido alvo de muitas críticas por postulantes que apontam excessos em algumas de suas decisões, denominando-os de ativismo judicial.

Um desses críticos é o advogado e candidato a deputado federal pelo União Brasil-MG Glauber Paiva. Apesar de reconhecer a importância do Supremo, ele afirma também ver excessos em algumas decisões.

“Em relação a atuação no campo político, especialmente pela ótica da advocacia, vejo como necessária certas intervenções, principalmente quando agentes políticos ultrapassam os limites democráticos e constitucionais, até porque cabe ao poder judiciário fiscalizar e acompanhar as atividades do poder Executivo e coibir excessos que venham a ameaçar um Estado Democrático de Direitos”, falou.

“Entretanto, minha grande crítica em relação a algumas intervenções, na política e seus meandros, dá-se pelo que se denominou de ativismo judicial, onde muitas decisões,
embora pautadas pelo ordenamento jurídico, carregam em si um peso subjetivo político, que mina a imparcialidade do STF”, emendou.

Segundo Glauber, os maiores excessos estão na atuação do ministro Alexandre de Moraes. “A gravidade maior é que atualmente ele também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Me preocupa a falta de imparcialidade de algumas de suas decisões, sobretudo pelo cargo que ele ocupa. Hoje temos clara possibilidade de a eleição se tornar ainda mais tensa por reações de candidatos contrários a Alexandre, muitas delas provocadas por seus próprios excessos”, finalizou.

Sobre Glauber Paiva

Glauber Paiva é um advogado criminalista, formado no ano de 2010 pelo Centro Universitário UNA. Entrou para a Ordem Dos Advogados do Brasil em 2011. Atualmente também candidato a deputado federal pelo União Brasil. Glauber também tem atuação como empresário, empreendedor, escritor, mentor, palestrante e atualmente está em formação como piloto de avião.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp