09/09/2022 às 12h49min - Atualizada em 09/09/2022 às 12h48min

Vale a pena fazer investimentos?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Nem mesmo a grave crise social e econômica tem feito parte dos brasileiros desistir de investir seu dinheiro. A pandemia, inclusive, trouxe sérias preocupações com os momentos de incerteza e a necessidade de mudar hábitos antigos.

Motivos para começar a investir não faltam. Além de representar um fundo de segurança próprio para possíveis emergências, também pode garantir uma rentabilidade extra em alguns casos.

Veja 4 razões para começar a investir seu dinheiro

Segurança Financeira

Investir é estar preparado para o futuro e ter um pouco mais de conforto. Ninguém está livre de algumas despesas que podem surgir, como gastos com saúde, mensalidades de cursos e muitos outros. Ou até mesmo melhorias na casa, como a instalação de um projeto de climatização. Ter uma reserva evita cair em empréstimos com juros altos ou até mesmo contrair dívidas.

 

Aumentar seus ganhos

O poder dos juros é gigante! Vamos dar um exemplo: se você conseguir guardar R$ 200 por mês, em um período de 40 anos, vai conseguir poupar mais de R$ 1,129 milhão com uma taxa de 10% ao ano. É uma quantia que vai tornar sua aposentadoria muito mais confortável.

 

Poupar deve ser um hábito

Poupar dinheiro pode ser bem difícil no começo, mas com o passar do tempo acaba se tornando um hábito. Quanto antes você começar, menor será o esforço e melhor ainda os resultados.

 

Realização de sonhos e objetivos

Ter dinheiro guardado não é bom apenas para o futuro, mas também para comprar um carro, realizar uma viagem e adquirir um imóvel, por exemplo. Tem um negócio? Que tal comprar à vista um balcão refrigerado inox mais moderno? A vantagem é não contrair grandes dívidas e não pagar juros de financiamento.

 

Como começar a investir?

Organização

É preciso analisar sua situação financeira com muito cuidado antes de tudo. Isso vai te ajudar a descobrir quanto poderá poupar mensalmente para atingir seus objetivos. Se tiver muitas dívidas, no entanto, é fundamental quitá-las para aí sim começar a investir.

 

Perfil de investidor

Você pretende ser um investidor conservador, moderado ou agressivo? É preciso identificar seu potencial de economia e também quais são seus objetivos atuais e futuros com essa reserva.

 

Tipo de investimento a escolher

Assim que definir os dois primeiros passos acima, vai ficar mais fácil entender qual produto financeiro é mais apropriado. Estão disponíveis opções como títulos públicos e privados, ações, asset, fundos e setor imobiliário.

 Uma dica muito importante é não apostar tudo em um único produto. Isso evita riscos inesperados e perda de dinheiro em caso de algum problema.

 

Escolha um parceiro de investimentos

Em uma rápida busca na internet é possível encontrar aplicativos e plataformas sobre investimentos e os mais variados assuntos sobre finanças. Na hora de fazer sua escolha, vale pesquisar por aqueles que fornecem ferramentas mais adequadas aos seus objetivos.

Leve em consideração a burocracia, os riscos e a facilidade para acompanhar suas aplicações de maneira simples. Essa dica vale para qualquer área, desde algo mais simples até um projeto mais complexo como tratamento de efluentes.

Investir no seu futuro desde já pode fazer toda a diferença para realizar sonhos, ampliar projetos e garantir uma aposentadoria mais segura. Estude bastante as possibilidades, trace estratégias e se organize para explorar esse mundo de opções. 

 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp