09/09/2022 às 10h37min - Atualizada em 09/09/2022 às 10h36min

Compras online: entenda o crescimento deste setor

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

As compras online são cada vez mais comuns, tanto para quem costuma comprar por impulso, como para quem está sempre à procura de um preço. 
 

A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo, pois o isolamento social obrigou muitos a recorrer ao comércio eletrônico para comprar itens essenciais ou não essenciais.
 

Se as compras pela internet já são uma atividade crescente, as compras online cresceram ainda mais nesse período. O comércio eletrônico veio para ficar, e os consumidores devem continuar comprando online.
 

A Infobase, empresa brasileira do setor de tecnologia da informação e negócios, realizou uma pesquisa no ano passado para analisar as mudanças nos hábitos online dos consumidores brasileiros durante a pandemia. 
 

Os resultados mostram que 13% dos brasileiros fizeram sua primeira compra online nesse período, enquanto 24% afirmaram já ter adquirido o hábito.
 

No entanto, à medida que as compras e as vendas online crescem, o mesmo acontece com as ameaças aos consumidores. 

Isso ocorre porque os criminosos estão desenvolvendo métodos cada vez mais enganosos para roubar dados de clientes em transações de compras online.
 

Portanto, você deve ter cuidado ao fazer compras online para evitar fraudes e prejuízos financeiros.

Por que fazer comprar online?

Apesar dos riscos, há muitas razões para comprar online. Afinal, o ambiente digital traz diferenças importantes em relação às compras em uma loja física.
 

Os clientes ficam mais confortáveis ​​e práticos, podendo comprar a qualquer hora, em qualquer lugar, seja no sofá, no computador ou no celular de casa.
 

Com todo esse conforto, você não precisa se preocupar com o incômodo de filas, atrasos no atendimento, deslocamento, etc. ao comprar em uma loja física.
 

As pessoas que compram online também encontram mais variedade de produtos, pois há várias lojas, itens e sites para escolher, sem restrições de espaço ou estoque.
 

As promoções online podem trazer benefícios como maiores descontos e cashback (quando o cliente recebe de volta parte do valor da compra).
 

O consumidor também pode encontrar produtos específicos em lojas de qualquer lugar do Brasil ou mesmo do exterior.
 

Importantes para momentos de isolamento social por conta da pandemia, pois permitem gastar dinheiro sem sair de casa.
 

Dessa forma, fica claro que existem muitas razões pelas quais essa tendência foi e continuará a ser. No entanto, deve-se atentar para o aspecto de segurança para não causar nenhum dano que venha a causar dores de cabeça posteriormente.

Compras online são seguras?

As compras online são seguras desde que sejam tomadas certas precauções. Cada vez mais empresas estão investindo em tecnologia para tornar seus sites mais seguros, desencorajando os cibercriminosos.
 

Mesmo assim, o consumidor deve ficar atento a uma série de questões na hora de comprar online para evitar golpes de compras. Afinal, o ambiente digital pode ser seguro, mas os riscos permanecem. 
 

De acordo com a ClearSale, de março de 2020 a dezembro de 2020, as tentativas de fraude no comércio eletrônico atingiram 3,2 milhões (um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2019).
 

Isso mostra que, apesar dos esforços das empresas, a internet ainda é um ambiente de risco para os consumidores. 
 

À medida que a tecnologia melhora a segurança dos sites, o mesmo acontece com os métodos que os golpistas usam para roubar dados e interceptar transações comerciais na Internet.

Saiba o que dizem sobre as lojas

Uma vantagem que as compras online oferecem aos consumidores é a oportunidade de ver o que os outros pensam sobre a loja e os produtos oferecidos. Confira as avaliações dos clientes dos sites nos quais você está interessado em comprar, leia as avaliações e descubra o que aqueles que já estão comprando lá têm a dizer.
 

Você pode fazer isso com uma simples pesquisa no Google, analisando o sistema de classificação que o Google introduz nos resultados da pesquisa. 
 

Você também pode verificar essas experiências por meio dos perfis da empresa nas redes sociais e avaliações fornecidas por sites de compras. 
 

Lá, os consumidores compartilham suas opiniões diretamente e, dessa forma, você pode evitar os problemas que os outros têm.

Usar internet e equipamentos seguros

Usar o seu PC ou seu telefone celular é uma das formas de fazer compras online em segurança. 
 

Isso ocorre porque você evita o risco de um terceiro acessar seu dispositivo e, de alguma forma, roubar seus dados ou realizar transações sem o seu consentimento.
 

Isso também se aplica à internet que você usa: lugares como redes locais, internet pública ou compartilhada são mais suscetíveis a atividades criminosas e podem não ser tão seguros quanto deveriam ser. 

Cuidado com ofertas excessivamente favoráveis

Se “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, seja em uma loja ou em um supermercado online, quando você vê uma oferta que é boa demais para ser verdade, é porque há uma boa chance de que não seja verdade. 
 

Portanto, não confie em grandes descontos ou ofertas a preços muito abaixo do valor comum. Isso pode ser uma farsa, especialmente se a oferta for de um site não confiável.
 

Da mesma forma, observe se um produto com bom preço tem a qualidade que você deseja, pois um preço baixo pode ser apenas um sinal de que o produto não tem a qualidade que você deseja. 
 

Como diz o ditado, se você comprar produtos baratos e inferiores, o barato pode sair caro.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp