06/09/2022 às 11h57min - Atualizada em 06/09/2022 às 11h52min

Entenda por que vale a pena ter um Silo na sua propriedade

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Com o avanço da modernidade o ser agrícola vem passando por diversas mudanças e isso é um reflexo do aumento da produção de grãos. Segundo informações da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), somente na safra de 2029/2020, a safra no Brasil chegou a mais de 200 milhões de toneladas.

Essa colheita é dividida em duas partes, uma parte é comercializada e a outra parte pode ser guardada em grandes silos, para que o produtor possa fazer negócios em um outro momento que ele julgar propício.  


Em contrapartida, a infraestrutura de armazenagem no Brasil, está em uma via contrária, ou seja, não está dando conta de atender a todos os produtores no país e é neste contexto que os produtores precisam colocar em seu orçamento o investimento em sua própria armazenagem de grãos, para isso é preciso muito planejamento e ver se no seu caso realmente vai compensar.


É preciso considerar muitas coisas, como, por exemplo, qual é o melhor tipo de silo para sua propriedade e qual a estratégia a ser traçada seguindo esse caminho. Podemos dizer que ter sua própria armazenagem, é como estar mais à frente da sua concorrência, ter o silo na propriedade ainda permite que o produtor possa comercializar o produto com os melhores valores, especialmente na entressafra. 


Por mais que ter um silo possa trazer um custo bem alto, ainda assim vale a pena construir essa estrutura na sua fazenda de grãos. Vamos dar um exemplo rápido, caso você tenha investido em um silo com espaço para armazenar 50 mil sacas, e você consiga vender cada uma por R$2,00 reais a mais, isso já seria um lucro de R$100 mil reais, no qual já pagaria uma parcela do silo.

E com essa média nacional dos grãos, você poderia quitar o investimento em 5 anos. Fazer um investimento em um silo, pode te trazer inúmeros benefícios, entre eles.

 
  • Possibilita a venda dos grãos em momentos mais vantajosos;
  • Diminui perdas que acontecem no campo;
  • Ajuda economizar com transporte;
  • Melhora o rendimento na colheita, pois não deixa que os caminhões fiquem por períodos longos;
  • Promove a independência da venda de grãos,

Mas, devemos ressaltar que caso você não tenha capital para investir em uma estrutura como essa ou não tenha colheita o suficiente para encher um, é melhor que busque por outras opções de armazenamento. Entre essas opções, você pode buscar ajuda das cooperativas agrícolas.

Isso pode depender da localidade da sua fazenda de grãos e qual foi acordo firmado entre a cooperativa e o produtor, mas dependendo pode valer muito a pena investir nessa alternativa.


Antes de investir em um silo ou firmar contrato com cooperativas, é melhor que coloque todos os gastos com um e com o outro e veja qual deles vai compensar mais para sua produção.

Vamos ver abaixo mais algumas informações sobre o silo.

Porque é fundamental ter um silo de grãos?

Os silos são responsáveis por receber toda a produção de grãos e garantir que eles fiquem conservados até o momento da comercialização ou pelo tempo que for necessário, devemos lembrar que os silos não tem a capacidade de melhorar a qualidade dos grãos, mas sim de armazenagem. Ou seja, sua função nada mais é preservar os grãos pelo período que o produtor precisar. 


Ter silos faz parte da estratégia muito usada pelos produtores rurais do Brasil, dessa forma eles conseguem armazenar o grão e esperar o momento mais lucrativo e vender as sacas pelos melhores preços. 


Assim o produtor pode se salvar das conhecidas “boca de safras”, na qual é o momento com maior quantidade de grãos e menor valor das commodities, com a armazenagem, o produtor pode comercializar na entressafra, momento em que os preços estão bem mais aquecidos.

Outro ponto muito importante ao decidir investir em silos para sua propriedade, é procurar por empresas sérias, como a AllMayer do Brasil, esse tipo de empresa é especializada no assunto garantindo um serviço de qualidade e segurança para você. 

Principais tipos de silos para armazenamento de grãos

Quando o assunto é produção agrícola, existem uma variedade de tipos de armazenagem. Os silos podem ser feitos de diferentes tipos de materiais, como metálicos, madeira, concreto e de alvenaria. 

Além do tipo de material, os silos também podem ser separados por categoria quanto a sua aplicação, veja abaixo alguns exemplos de silos.

Secador

Fica responsável por receber os grãos e realizar a sua secagem por meio de ar natural ou aquecido. Esse é um processo bem lento e não pode deixar que a umidade fique elevada, isso porque os grãos não podem ser fermentados sendo superaquecidos, garantindo que a qualidade dos grãos fique intacta.

Armazenador

Esse é o silo que fica responsável por receber os grãos depois do processo de secagem. Quando é preciso, nesta etapa os grãos podem passar por um processo chamado de aeração, esse processo serve para uniformizar a unidade e também resfriar os grãos. 

De espera

Os silos de espera, são também conhecidos como silo pulmão, ele é quem recebe os grãos que estão úmidos e limpos por pouco tempo, isso porque depois daqui os grãos vão para o silo de secagem, até que estejam com a umidade desejada e partir para o armazenamento em silos de expedição. 



 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp