02/09/2022 às 11h05min - Atualizada em 02/09/2022 às 11h03min

Como abrir uma empresa de sucesso? Veja 7 dicas

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Todo empreendedor abre sua empresa sonhando com seu crescimento e sucesso. No entanto, a realidade mostra um cenário diferente em que muitas empresas quebram nos primeiros três anos, como apontam várias pesquisas do Sebrae.

 

Então, o que determina o sucesso de uma empresa? 

 

Neste artigo, vamos apresentar 7 dicas de como abrir uma empresa de sucesso e não depender apenas da microempresa faturamento.

  1. Elaborar um plano de negócio

O plano de negócio é etapa essencial para abrir uma empresa e mesmo assim ainda é negligenciado. 

 

É no plano de negócios que você define a estrutura da sua empresa, além dos planejamentos financeiros com valores investidos, capital de giro e previsão de lucro. 

 

Também constam no plano de negócios o plano de marketing elaborado a partir de uma pesquisa de mercado, contendo informações sobre o público-alvo, mercado e estratégias de vendas.

 

Portanto, uma empresa de sucesso requer a elaboração de um plano de negócio.

  1. Analise a viabilidade do negócio

Outro fator importante para sua empresa ter sucesso é avaliar a viabilidade do negócio.

 

Assim, estabeleça uma meta de lucratividade da microempresa faturamento e lembre-se de que os primeiros meses ou anos são mais de investir do que obter lucro. Por isso, mantenha o foco e seja persistente. Acredite em seu negócio e trabalhe para que as  coisas aconteçam.

  1. Criar produtos ou serviços diferenciados

Empresas que alcançam o sucesso são aquelas que se destacam oferecendo soluções através de produtos ou serviços diferenciados.

 

Ou seja, nada de oferecer a mesma coisa que a concorrência. Aqui a dica é observar o que a concorrência faz e oferecer soluções melhores, mais inovadoras e criativas.

 

Para isso, sempre se questione como pode resolver o problema do seu público da melhor maneira possível e coloque-se no lugar dele para avaliar a sua solução.

  1. Investir em conhecimento e capacitação

Empreendedores de sucesso conhecem o mercado a fundo e estão sempre buscando mais conhecimento sobre pessoas, sobre gestão, entre outros assuntos. Além disso, cursos de capacitação também servem para fazer networking e criar parcerias que podem contribuir para o crescimento da sua empresa.

  1. Organizar as finanças

Uma empresa cujo financeiro seja desorganizada tem poucas chances de crescer. Sendo assim, evite misturar as finanças pessoais com as da empresa. Determine um valor de retirada mensal (pró-labore) da microempresa faturamento e faça o controle do fluxo de caixa.

 

Assim, com planejamento financeiro, a empresa estará resguardada em casos de despesas extras e continuará ativa e sem dívidas.

  1. Manter o capital de giro

O controle financeiro depende de a empresa dispor um capital de giro suficiente para manter as despesas por um ano, especialmente nos primeiros meses quando ainda não há entrada expressiva de dinheiro no caixa, o que pode afetar o pagamento de todas as despesas da empresa.

  1. Realizar investimentos

Para sua empresa crescer e alcançar o sucesso é preciso investir nela. Assim, avalie em  quais setores começar a investir. 

 

Assim, a dica de quem já faz sucesso é investir em Marketing e Recursos humanos pois eles são responsáveis por atrair novos clientes e capacitar funcionários.

Conclusão

Abrir uma empresa tornou-se relativamente fácil, mas essa facilidade fica apenas na sua abertura. Então, como fazê-la crescer e ter sucesso?

 

Neste artigo, mostramos 7 dicas que podem te ajudar a abrir uma empresa de sucesso. Vimos que ele não depende de microempresa faturamento. Na verdade, o sucesso é um conjunto de características e ações que combinadas possibilitam o crescimento do negócios e consequentemente seu sucesso.

 

Por isso, não negligencie as etapas de abertura como plano de negócio e análise de viabilidade do negócio. Além disso, atualize-se constantemente, faça um controle financeiro, mantenha um capital de giro e continue a investir na sua empresa.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp