26/08/2022 às 14h42min - Atualizada em 26/08/2022 às 14h41min

Como trabalhar com diversidade e inclusão?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Atualmente, o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, construir uma carreira e conseguir uma oportunidade no mundo dos negócios, acaba sendo um grande desafio enfrentado por diversas pessoas.

Por essa razão, muitas empresas estão investindo na diversidade e inclusão no mercado de trabalho, e este assunto está cada vez mais presente nas pautas das organizações.

Isso porque, a busca por um mundo com mais oportunidades e respeito às diferenças precisa englobar todos os setores da sociedade.

As organizações que incentivam a diversidade e a inclusão, sem dúvidas, acabam se tornando referência de marcas empregadoras e, também, são as que mais chamam a atenção dos profissionais.

Afinal, empresas que são socialmente inclusivas também tendem a ser ambientes de trabalho que prezam a valorização dos seus colaboradores.

Então, o nosso conteúdo, abordará algumas informações sobre a importância da diversidade no mercado de trabalho para a empresa e para os profissionais.

Resumidamente, a diversidade é caracterizada pela pluralidade de indivíduos que uma empresa admite, isto é, o quão diferente é o seu time de trabalho em relação à cultura, identidade e experiências dos profissionais.

Já a inclusão social tem como principal objetivo, garantir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades e crescimento profissional. Portanto, não adianta contratar negros, PCDs e transexuais, por exemplo, e não permitir a sua evolução no trabalho.

Além disso, você poderá buscar outras informações de como remanejar o seu negócio a fim de tornar a sua empresa referência no mundo da diversificação, entrando em contato com a Yabá Consultoria, especialista em gerar bons projetos e expandir negócios.

O significado da diversidade e inclusão no mercado de trabalho

Atualmente, muitas empresas estão buscando investir com seriedade na ideia de ceder oportunidades aos profissionais disponíveis no mercado, independente de raça, sexo, religião, orientação sexual, cor, idade, especificações genéticas ou físicas, entre outros.

Essa parte ativa da sociedade não deve ser rejeitada pelas organizações, pois, trata-se de profissionais que possuem algum tipo de competência e habilidade que, sem dúvidas, poderá agregar valor para a instituição.

A oportunidade dada a essas pessoas, vai muito além do que apenas preencher uma vaga no quadro de colaboradores. Ao fazer isso, uma oportunidade de crescimento está sendo proporcionada não só para o indivíduo, como também para a organização.

Desafios do incentivo da diversidade nas empresas

Aderir a novas culturas e manter a sobrevivência e o potencial competitivo, tem sido o grande desafio de muitas organizações. Porém, o processo de implementação das políticas de inclusão é um pouco delicado e requer a atenção e o cuidado de todos os integrantes da corporação.

Isso porque, além de todas as mudanças nas políticas da empresa, os líderes devem estar preparados e capacitados para lidar com uma nova cultura organizacional, colaborativa e diversificada.

Então, a organização tem que criar projetos e treinamentos de conscientização a fim de evitar que os gestores fiquem resistentes à mudança, causando transtornos para o clima organizacional da empresa.

Adotar uma postura inclusiva não é um processo tão fácil e maleável, afinal, toda a empresa passará por uma mudança de cultura organizacional e, essa ação, certamente, mexerá com as estruturas comportamentais de todos os profissionais.

Um exemplo dessa mudança é alguns tipos de brincadeiras sobre determinados assuntos, mesmo que sejam feitas sem maldade, não poderão ser mais permitidas no ambiente de trabalho.

Motivos para trabalhar com a diversidade e inclusão nas empresas

É verdade que o processo de inclusão requer um pouco de esforço e flexibilidade dos colaboradores de uma organização e o tempo de adaptação poderá levar um tempo.

No entanto, essa mudança é capaz de gerar resultados transformadores.

Redução de conflitos

No ambiente de trabalho, é comum acontecer divergências entre os profissionais, afinal, cada pessoa de uma equipe possui uma personalidade.

E esses conflitos podem sair um pouco do controle quando a cultura organizacional da empresa prioriza mais a disputa pelo resultado do que o trabalho em equipe.

Com a adesão da inclusão e da diversidade, consequentemente, as diretrizes e convivências serão baseadas no respeito às diferenças, no bem estar da equipe e na escuta ativa.

Sendo assim, o próprio grupo terá que lidar com as diferenças de opiniões e essa situação, acaba estimulando o grupo a trabalhar em união, como foco no resultado.

Ambiente mais criativo

A construção de um ambiente diversificado que mantém diversos profissionais, com pensamentos, experiências e opiniões diferentes é favorável para a geração de grandes ideias e visões diferenciadas.

Melhora os resultados

Um ambiente de trabalho criativo e com o mínimo de conflito consegue proporcionar resultados positivos para a empresa.

Para isso, as pessoas devem se sentir motivadas, engajadas e dispostas a se dedicar ao máximo, visando sempre o crescimento do negócio.

Desse modo, ficou claro que as empresas abertas à diversidade e inclusão, atraem diversos talentos que, certamente, irão se dedicar em solucionar problemas e fazer com que a organização tenha destaque no mercado.

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp