08/08/2022 às 18h25min - Atualizada em 08/08/2022 às 18h24min

3 dicas para abrir seu próprio e-commerce

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você está pensando em empreender mas não sabe exatamente o que fazer? O e-commerce é uma ótima forma de iniciar um empreendimento. Apesar de precisar de investimento - assim como qualquer outro empreendimento - é algo que você pode fazer como uma segunda fonte de renda, além de precisar de muito menos investimento do que abrir uma loja física, por exemplo. 

 

Por que investir em um e-commerce

Quando abrimos uma loja física, precisamos nos preocupar com o espaço e muitas vezes isso envolve gastos com reforma também. Então você tem o gasto de alugar uma loja e também o gasto de reformá-la e pintá-la para deixar com a cara que você gostaria. 

Depois, tem todo o gasto com os produtos que serão vendidos.
 

Dependendo do tamanho do estabelecimento, pode ser que você precise, logo de cara, de um funcionário para cuidar de tudo junto com você, já que sozinho pode ser inviável. 
 

Depois, é preciso pensar em gastos como energia elétrica, internet, água, telefone, etc. 

E é claro, depois disso tudo, você ainda precisa gastar em marketing, para garantir que as pessoas saibam que você tem um estabelecimento e se deslocarem para comprar o seu produto.
 

Já quando você monta um e-commerce, você acaba tendo outros gastos, mas esses normalmente são bem menores.
 

Você com certeza vai precisar de um site,o que custa dinheiro, mas normalmente custa bem menos do que uma reforma em um espaço físico. Além disso, também existem as taxas de manutenção e hospedagem deste site, mas essas taxas são bem mais baixas do que um aluguel, por exemplo. 


O custo de estoque ainda é o mesmo, mas por ser um ambiente online, em que o produto vai ser despachado pelo correio, se você encontrar um fornecedor de confiança, você pode reduzir significantemente o seu gasto com estoque. 


Os gastos com marketing também se mantêm, mas você acaba não tendo o problema de localização. Agora, ao invés de investir em divulgar algo que somente as pessoas do seu bairro ou da sua cidade vão poder comprar, você pode divulgar os seus produtos para o Brasil todo, ou até mesmo para o mundo

 

Dicas para montar um e-commerce

Te convenci de que um e-commerce é algo muito mais interessante do que uma loja física? Então vamos às principais dicas e ao que você deve ficar atento antes de iniciar a sua operação. 

 

Escolha uma boa plataforma 

Existem milhares de plataformas de e-commerce por aí, e muitas vezes acabamos escolhendo a mais barata, para ver como as coisas vão funcionar.

Mas, eu preciso te dizer que fazer a migração de uma loja virtual pode ser mais trabalhoso do que fazer a migração de uma loja física. 

Claro que você não tem o trabalho físico envolvido, mas os riscos de perder dados são imensos. 


Por isso, é importante que você já escolha uma plataforma que vai te atender por muito tempo, sem que você tenha que se preocupar em mudar tão cedo. De preferência, que você não tenha que mudar nunca.


As principais plataformas são: woocommerce, vtex io, magento, tray e Shopify. Claro que existem outras, mas essas são normalmente as que as pessoas escolhem quando estão buscando uma loja virtual que vá realmente durar por muito tempo. 

 

Trabalhe o SEO

SEO são técnicas que você pode utilizar no seu site para fazer com que o Google entenda exatamente o que você vende, e que o seu site é bom o suficiente para aparecer nas primeiras páginas. 


Apesar de parecer algo simples, normalmente é algo que você precisa de um profissional. 

A indicação de já começar trabalhando com SEO é devido ao fato do SEO precisar de muito tempo para começar a ter resultados. 


Mas, ao mesmo tempo, ele te dá um lead muito mais qualificado e muito mais barato do que os outros tipos de tráfego. 

Então, se num futuro você quiser colher bons resultados, já comece trabalhando o SEO da sua loja desde o primeiro dia. 

 

Marketing de Conteúdo e Redes Sociais

Todo mundo vai te dizer que você vai precisar estar nas redes sociais, e isso é verdade. Mas é preciso fazer isso com inteligência, portanto, muito além de simplesmente aparecer nas redes sociais e utilizá-las como uma grande vitrine de produtos, você precisa estudar marketing de conteúdo se quiser realmente evoluir e conquistar uma legião de fãs. 


O Marketing de Conteúdo vai muito além das redes sociais, e você pode utilizá-lo para melhorar o seu SEO também, então é algo que tem benefício duplo, por isso com certeza você deve implementar algumas técnicas desde o dia 01 da sua loja. 


Fazer marketing de conteúdo pode ser desafiador, mas não é algo impossível e com o passar do tempo, vai se tornar algo natural para você. 

Sempre mostre os bastidores da loja, os produtos sendo empacotados, e lembre-se de falar mais sobre as soluções que o seu produto oferece do que sobre o produto em si. 




 
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