04/08/2022 às 11h36min - Atualizada em 04/08/2022 às 11h32min

HÉLIO COSTA COMEMORA A APROVAÇÃO DE PROJETO QUE ACABA COM AS “SAIDINHAS” DOS PRESOS

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

Foto: Cláudio Araújo
O deputado federal Hélio Costa (PSD) comemorou a aprovação da proposta que extingue saídas temporárias de presos dos estabelecimentos prisionais. Aprovado em Plenário por 311 votos favoráveis e 98 contrários, o projeto segue para o Senado, que vai analisar as alterações dos deputados.

O texto aprovado é de um substitutivo que altera o Projeto de Lei 6579/13, do Senado. A matéria muda a proposta inicial, que limita as saídas, para abolir completamente esse benefício.

A lei atual permite a saída temporária dos condenados no regime semiaberto para visita à família durante feriados, frequência a cursos e participação em atividades. Todas essas regras são revogadas pelo texto aprovado pelos deputados.

Hélio Costa afirma que a extinção da saída temporária é necessária, já que grande parte dos condenados cometem novos crimes enquanto desfrutam do benefício. “A saída temporária não traz qualquer ganho à sociedade, além prejudicar o combate ao crime. Temos que acabar realmente com a farra das “saidinhas” de bandidos, que voltam às ruas para cometer novos delitos sem nenhuma vigilância. Eles não estão preparados para o retorno ao convívio com o mundo. Lugar de vagabundo é na cadeia”

Exame e tornozeleira

O texto aprovado também obriga a realização de exame criminológico como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto.

O exame deverá comprovar que o detento irá se ajustar ao novo regime com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.

A proposta também amplia regras para o uso de monitoramento eletrônico dos condenados autorizados a sair do regime fechado.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp