29/07/2022 às 16h24min - Atualizada em 29/07/2022 às 16h24min

Desafios de ensinar educação financeira no Brasil

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Muitos brasileiros não têm educação financeira, o que significa que não sabem administrar seu dinheiro e acabam endividados. Mas a boa notícia é que o Certificado Cursos Online disponibiliza diversos Cursos da área de finanças que podem lhe ajudar no assunto.

Assim, qualquer aluno da rede pública pode começar a estudar através dos cursos com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre o assunto. Porém, é fundamental que você entenda sobre como usar os cursos para a sua vida cotidiana.

Segundo o banco central, os programas de finanças foram desenvolvidos experimentalmente dentro dos estados do Ceará, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Pará.

Com essas operações de iniciativa, é previsto que exista o desbloqueio da possibilidade real de atingir os 22 milhões de alunos do ensino fundamental nas escolas públicas do país.

Além disso, os objetivos dos programas implementados no Brasil são de incentivar os alunos a desenvolver habilidades financeiras. Dessa forma, poderão desenvolver desde cedo relações conscientes, responsáveis ​​e autônomas com os recursos financeiros.

A ideia é permitir que os alunos lidem melhor com o dinheiro, antes mesmo de entrar dentro do mercado de trabalho. Os tópicos de educação financeira serão combinados com disciplinas obrigatórias em disciplinas como Matemática, Português e Humanidades.

Mas, claro, há muitos desafios para incorporar a educação financeira dentro das escolas de todo o país. Então é um processo longo.

Quais os desafios que as escolas enfrentam?

Embora extremamente necessária e importante para todos os alunos e pessoas, a educação financeira dentro do Brasil ainda enfrenta diversos desafios. Entre eles, citamos a desigualdade e a formação dos professores.

Afinal, o Brasil ainda não é um território 100% igualitário quando se trata da situação financeira da população, pois atualmente as famílias não vivem a mesma realidade. Por conta disso, os Cursos Online são focados em assuntos dentro das escolas, sendo um ponto totalmente delicado para não ferir o lado emocional dos alunos.

A formação dos professores é um grande desafio enfrentado por diversos órgãos de ensino. Isso porque muitos profissionais ainda não estão acostumados com o assunto no curso e precisam se especializar. Sabemos que ensinar no Brasil não é fácil, rápido e prático.

É importante educar as crianças sobre gestão financeira

Mas, esses desafios não deverão ser um impedimento para o início da educação financeira.

Eles podem lutar a curto, médio e longo prazo para alcançar programas de sucesso dentro da escola.

A educação financeira está incluída na BNCC

Se você acha que o tema educação financeira escolar é novo, saiba que está enganado. Este é um tema muito antigo que vem em discussão há anos.

Por exemplo, em 2020, o Ministério da Educação (MEC) criou uma lei que tornou obrigatório o ensino de educação financeira dentro da rede de ensino. Para implementar, as instituições devem cumprir as novas diretrizes da Biblioteca Nacional Comum Curricular.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a decisão não transformou a educação financeira em um componente, porém transformou em um dos temas que devem ser desenvolvidos e tratados dentro da disciplina de matemática.

De acordo com as diretrizes da BNCC, a educação básica deve proporcionar o estudo de conceitos fundamentais de economia e finanças. Tópicos como taxas de juros, inflação, aplicações, rentabilidade, investimentos e impostos que deverão sempre ser abordados.

E os alunos do ensino médio têm que estudar tópicos mais complexos, como sistemas monetários nacionais e mundiais. Nas escolas de tempo integral, a educação financeira também é oferecida na seção “Eletiva”. Ou seja, oferecido em disciplinas opcionais.

Educação Financeira: A Importância dos Pais no Processo

Jamais pensei que a educação financeira iria incluir somente as escolas dos alunos e as relações professor-aluno. No processo, ela precisa ter uma grande influência sobre os responsáveis.

Afinal, as crianças, adolescentes e jovens vão começar a educação financeira fora da escola. Isso começará com a família, com os conceitos e atitudes que devem ser ensinados em casa.

Além de ser ensinado, o mais importante é que os pais se envolvam, pratiquem e dêem o exemplo. Isso ocorre porque o ensino é muito mais fácil no momento da prática.

Dessa forma, se você tem um filho que começa a ser instruído em educação financeira na escola, não o critique, desencoraje ou assuste com nenhuma realidade. Em vez disso, incentive o máximo possível.

Se você quiser completar a educação do seu filho, dentro da internet, há diversos Cursos Online focados na área da finança. Os cursos são de grande importância para o enriquecimento intelectual e curricular. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp