28/07/2022 às 09h19min - Atualizada em 28/07/2022 às 09h10min

Quanto custa montar uma marcenaria no RJ?

Foto: Divulgação/Reprodução
Você está pensando em montar uma marcenaria? Quer saber quanto um marceneiro em Rio de Janeiro gasta para abrir sua marcenaria?
Você é marceneiro e quer saber se vale a pena abrir sua marcenaria?
 
Pois bem, para ajudá-lo nos preparamos este artigo para mostrar o custo de um marceneiro em RJ para seu negócio, vantagens, desvantagens, e o que você precisa para embarcar nesse negócio.
 
Se você ficou interessado nessas informações, continue aqui. E veja se vale a pena montar uma marcenaria. Confira:

Montando uma marcenaria: O que você precisa saber 

É essencial que você tenha experiência, habilidades e entenda do negócio.
 
A falta de treinamento resultaria em uma produção final de baixa qualidade e isso afetaria significativamente a competitividade de seus produtos no mercado.
 
Portanto, se você não tem o conhecimento e o treinamento, seria uma ótima ideia fazer um curso de carpintaria antes de começar um negócio.
 
Procure uma empresa que possa oferecer uma variedade de experiências. Empresas grandes como a Click Montadores são muitas vezes mais capazes de fazer isso do que as menores.
 
Trabalhar na Click Montadores irá lhe proporcionar a experiência e habilidades que você precisa para abrir seu próprio negócio.
 
Lembre-se que quanto mais habilidades você tiver, mais oportunidades terá.
 
Você se concentra no aspecto do negócio e não no aspecto técnico. Isso pode ser vantajoso para você se você tiver conhecimento do setor e for bom em encontrar e fechar contratos com montador de móveis Rio de Janeiro.

Conjunto de habilidades para abrir um negócio

  • Calcular estimativas;
  • Capacidade de ler planos;
  • Capacidade de gerenciar a papelada, como folhas de agenda de trabalho dos funcionários;
  • Habilidades comuns de negócios, administração e gerenciamento.

O que é necessário para abrir uma marcenaria?

Para poder abrir qualquer tipo de negócio, você tem que fazer uma série de procedimentos. Abaixo listamos um resumo dos passos a seguir para abrir uma carpintaria.

Alguns dos principais aspectos importantes a refletir são:
  • Aspectos fiscais;
  • Capital inicial;
  • Tipo de atividade da empresa;
  • Licenças e documentações;
  • Formulário legal e nome da empresa. 

Afinal, quanto custa abrir uma marcenaria?

Antes de tudo, você tem que ter em mente que os seus custos dependerão de certos pontos, incluindo:
  • Capital de giro;
  • Compra (ou aluguel) do galpão;
  • Contratação de funcionários;
  • Utensílios e Ferramentas;
  • Mobilia para o ambiente de trabalho.
De acordo com dados simulados a partir dos pontos mencionados acima, para abrir uma marcenaria de porte pequeno porém bem estruturada, seria necessário um custo inicial em torno de 90 a 110 mil reais.   
 
Mas o valor pode cair quase pela metade se você não incluir o capital de giro.

Veja como esse valor seria distribuído com: 

1-Custos para comprar ou alugar a estrutura

Normalmente, quando as pessoas pensam em abrir um negócio físico, antes de pensar em comprar, elas pensam primeiramente em alugar o espaço.
 
Aqui não há um valor exato, pois a estrutura que será sua marcenaria, pode variar de acordo com o seu nicho de serviço oferecido.
 
No entanto, um galpão de marcenaria (pequeno porte) possui em média 200 a 300 m². Em sites que oferecem aluguel no Rio de Janeiro você encontra esses galpões por valores que giram em torno de R$ 2.000 a R$ 6.000 (dependendo do tamanho).
 
Caso você não tenha ideia de como distribuir esse espaço, você pode destinar em torno de 25 a 30 m² para um escritório. E os outros espaços que sobram você distribui entre armazém, estoque, e a parte operacional. 

2-Equipamentos

Como profissional no setor, você provavelmente já tem uma ideia bastante aproximada das ferramentas que você precisará para iniciar seu novo negócio.
 
No entanto, vamos oferecer-lhe uma lista com algumas das mais comuns:
  • Fita métrica ou trena;
  • Serras (portáteis e fixas de mesa);
  • Compressores;
  • Lixadeira;
  • desempenadeira;
  • Planners;
  • Prensa;
  • Jogo de ferramentas (como martelos, furadeira, etc);
  • Mesas com computadores, cadeiras e impressoras (móveis, em geral, para escritório).
De acordo com estimativas, comprar todos os equipamentos e ferramentas, necessários para uma marcenaria, pode ter um custo de 20 a 30 mil reais.
 
E além disso, você deve incluir na conta um veículo para usufruto da empresa, uma caminhonete é o mais ideal, pois serão carregados materiais ferramentas, móveis, etc.

3-Capital de giro

Uma das maiores partes de dirigir um negócio é manter suas finanças sob controle. Quando você estiver funcionando, você precisará monitorar suas despesas e rendimentos para gerenciar suas finanças de forma eficaz.
 
É para isso que o capital de giro é usado, para financiar operações e cumprir obrigações.
Se uma empresa tem capital de giro suficiente, ela pode continuar a pagar seus funcionários e fornecedores e cumprir outras obrigações, como pagamentos de juros e impostos (entre outros gastos mensais), mesmo que enfrente desafios e passe por dificuldades de fluxo de caixa.
 
O capital de giro também pode ser usado para financiar o crescimento do negócio sem incorrer em dívidas.
 
Se a empresa precisar de dinheiro emprestado, demonstrar capital de giro positivo pode facilitar a qualificação para empréstimos ou outras formas de crédito.
 
Um bom capital para uma marcenaria de pequeno porte gira em torno de 25 mil reais. Entretanto, esse valor pode variar devido a muitos fatores como gastos mensais, capacidade de produção, entre outros.

4-Contratação de funcionários

Para que o seu negócio funcione, e por mais que seja simples, você não pode fazer tudo sozinho.
 
Você precisará de pelo menos um funcionário. Você pode até já ser marceneiro, mas se você trabalhar nessa parte quem ficará no escritório para administrar e conseguir mais serviços?
 
Ou você cuida da parte da administração ou da produção/operação.
 
Também pode ser necessário contratar ajudantes, para ajudá-lo com questões contábeis, você pode contratar um gerente, ou um vendedor para expandir o negócio.
 
Claro, você sempre pode começar com uma única pessoa e à medida que você começa a conseguir mais clientes e serviços, você pode aumentar sua força de trabalho com montador de móveis RJ.
 
Leve em conta que você deverá pagar inss, impostos, o pagamento em si, benefícios, entre outros.

Montar uma marcenaria: sim ou não?

Montar uma marcenaria pode ser uma ótima ideia, afinal quem não quer ter seu próprio negócio?
 
No entanto, além dos custos você deve ter em mente quais serão os serviços oferecidos pela sua empresa, e qual a melhor estrutura para marceneiro em Rio de Janeiro.
 
É muito importante que você tenha em mente que este é um exemplo, então o custo pode variar dependendo dos seus objetivos.
 
Lembre-se que nem todas as empresas de marcenaria têm a mesma abordagem, nem precisam de um lugar do mesmo tamanho, então as despesas são diferentes.
 
Esperamos que você tenha achado este artigo interessante e possa ajudá-lo a ter sucesso no seu negócio de marcenaria.



Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp