25/07/2022 às 11h58min - Atualizada em 25/07/2022 às 11h51min

Quais as línguas mais difíceis de aprender?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Neste momento, pode ser que você esteja em busca de uma escola de francês em São Paulo, de uma escola de inglês no Rio de Janeiro e assim por diante. Mas, afinal, será que essas são as línguas mais difíceis de aprender?

 

Embora o inglês, espanhol e o francês sejam idiomas que chamam a atenção, existem muitas outras línguas estrangeiras faladas no mundo, sendo que muitas delas são consideradas muito mais difíceis de se aprender. 

 

Se você quer aprender um novo idioma, com certeza pode atingir o seu objetivo. No entanto, é necessário ter muito foco e dedicação para conseguir isso, independentemente de qual língua estrangeira queira dominar. 

 

Continue a leitura e descubra quais são as línguas mais difíceis de aprender! 

 

Idiomas com maior grau de dificuldade para aprendizagem

Sem mais delongas, aqui está uma lista com os idiomas considerados mais difíceis de se aprender. 

 

1. Chinês mandarim

Curiosamente, a língua mais difícil de aprender é também a língua nativa mais falada no mundo. O chinês mandarim é desafiador por vários motivos. 

 

Em primeiro lugar, o sistema de escrita é extremamente difícil para falantes de português (e qualquer outra pessoa) acostumados ao alfabeto latino.

 

Além dos desafios usuais que acompanham o aprendizado de qualquer idioma do zero, as pessoas que estudam mandarim também devem memorizar milhares de caracteres especiais, diferente de tudo visto em idiomas baseados em latim.

 

Mas escrever não é a única parte difícil de aprender mandarim. A natureza tonal da língua torna a fala muito difícil também. 

 

Existem vários dialetos chineses, incluindo o cantonês – falado principalmente no sudeste da China, bem como em Hong Kong e outras partes do sudeste da Ásia – que têm diferentes caracteres e pronúncias escritas e também são muito difíceis de aprender. 

 

2. Árabe

O próximo na lista dos idiomas mais difíceis de aprender é o árabe, que também está entre os cinco principais idiomas do mundo mais falados. 

 

Para começar, existem dezenas de variedades da língua árabe – geralmente classificadas pela região ou país em que são faladas – que podem ser radicalmente diferentes umas das outras. Então o primeiro passo é escolher qual dialeto você quer seguir, mas essa é a parte mais fácil.

 

O árabe é outra língua com um alfabeto não latino. Suas 28 letras escritas são mais fáceis para os falantes de português compreenderem do que os milhares de caracteres chineses, mas ainda é um ajuste para se familiarizar com um novo sistema de escrita. 

 

O que torna a leitura e a escrita em árabe particularmente desafiadoras para iniciantes é a exclusão da maioria das vogais nas palavras. O árabe também é escrito da direita para a esquerda em vez da esquerda para a direita, o que leva algum tempo para se acostumar.

 

Há também características do árabe falado que dificultam o aprendizado. Alguns dos sons usados ​​não existem em outros idiomas ou são simplesmente desconhecidos, incluindo sons feitos no fundo da garganta. 

 

A gramática também é desafiadora; os verbos tendem a vir antes do sujeito, e você precisa aprender uma forma dupla de palavras , além das formas singular e plural.

 

3. Polonês

A ortografia e a gramática são algumas áreas em que o polonês pode dificultar o aprendizado de quem deseja dominar o idioma. As palavras são carregadas de consoantes, o que as torna difíceis de soletrar e pronunciar. 

 

Pelo lado positivo, o polonês usa um alfabeto latino, então as letras são muito mais familiares para os falantes de português do que as usadas em chinês, árabe e outros idiomas não latinos. 

 

Além disso, ser capaz de falar polonês como segunda língua coloca você em um grupo cobiçado, considerando o status de desenvolvimento da Polônia como uma das principais economias da Europa.

4. Russo

Ocupando o quarto lugar em nossa lista de idiomas mais difíceis de aprender, o russo usa um alfabeto cirílico – composto de letras familiares e desconhecidas para nós. 

 

Porém, cuidado com o locutor: algumas das letras cirílicas podem parecer familiares, mas fazem um som diferente da letra latina a que se assemelham. Por exemplo, “B” no alfabeto cirílico faz um som de “V”.

 

Gramaticalmente, o russo não é tão difícil quanto o polonês, mas muito próximo. O polonês tem sete casos, enquanto o russo tem seis. 

 

Além disso, os russos omitem o verbo “ser” no tempo presente, o que pode levar os iniciantes a um loop quando tentam formar frases básicas. Como o polonês, o russo usa muitas consoantes agrupadas, o que torna a ortografia e a pronúncia um desafio.

 

Apesar de sua dificuldade, o russo pode valer a pena o esforço extra para aprender. É uma linguagem extremamente relevante política e culturalmente, abrindo as portas para inúmeras oportunidades de carreira e lazer.

 

Conclusão

Se você sempre quis saber quais são os idiomas considerados mais difíceis de se aprender, esperamos que tenha esclarecido essa questão com este conteúdo. 

 

Tenha em mente que embora uma língua estrangeira seja difícil de aprender, com foco e dedicação você pode aprendê-la e dominá-la. 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp