20/07/2022 às 11h03min - Atualizada em 20/07/2022 às 11h01min

Bonsai é difícil de cuidar?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

É bem provável que você já tenha ouvido falar do bonsai, haja vista que ele vem se tornando cada vez mais comum entre as pessoas. Mas será que é difícil cuidar dessa árvore?

Em suma, trata-se de uma técnica japonesa que visa criar miniaturas de plantas, mas sempre mantendo as suas características normais e um formato original, ainda que em proporção menor.

Por isso, há vários tipos, como o bonsai de amora, por exemplo. Então, ao querer saber se é fácil tratar dessa planta, é importante considerar o tipo do qual você se refere.

Mas, no artigo de hoje, iremos falar sobre um passo a passo rápido de como cuidar dessa planta, além de falar um pouco da sua história e seus significados.

Bonsai e seu significado na cultura oriental

A primeira coisa que você precisa saber sobre esse assunto é que o bonsai teve origem na China. No entanto, devido a sua grande popularização, tornou-se muito influente na cultura japonesa, país que acabou pegando amor pela arte em cultivar árvores em miniatura.

E foi apenas no século XVIII que o bonsai adquiriu as suas características atuais e se tornou uma prática muito tradicional.

Fora isso, bonsai é uma palavra japonesa, que quer dizer algo como "plantado em uma bandeja". Ainda que sejam pequenas, o cultivo se tornou uma arte e também uma terapia, muito conhecida no mundo todo.

Como cuidar de um bonsai?

Antes de tudo, quem pensa que é difícil cuidar de um bonsai saiba que está muito errado. A verdade é que elas precisam apenas de cuidados básicos.

Ou seja, há poucas regras para se seguir. Na verdade, é preciso ter atenção com a rega, adubagem, poda e o local em que você vai cultivar.

Onde colocar meu bonsai?

Caso você apenas tenha espaço disponível na parte de dentro da sua casa, procure colocar o seu bonsai em um local onde haverá bastante incidência de sol, além de ventilação.

Por isso, a dica é deixar próximo de janelas, mas evite deixar próximo algum objeto de que irradie calor para perto da sua planta, como as TVs.

Agora, se ficar na região externa, sempre fique atento. Isso porque, no caso de fazer muito sol, o ideal é colocá-la sobre a sombra.

Isso porque o excesso de sol também pode causar mal para a planta. Mas, nos dias de baixa temperatura, é preciso protegê-los de ventanias e geadas.

Qual a quantidade de rega para meu bonsai?

Quanto a isso, varia de acordo com a espécie. O grande segredo é só não deixar a água secar. Então, molhe toda a superfície do vaso até sair água pelo local de drenagem.

Realize esse processo todas as vezes em que a superfície estiver seca. O ideal é manter o seu bonsai sempre úmido, não encharcado.

Fora isso, se for possível evite colocar pratos embaixo do bonsai, pois eles vão fazer a água se manter na base, perto da drenagem. Isso vai deixar a raiz muito molhada.

Nos dias mais quentes, além de deixar a sua planta na sombra, procure pulverizar água nas folhas do seu bonsai.

É preciso adubar meu bonsai?

Sim, é preciso adubar, pois isso vai fazer com que a sua planta se mantenha mais saudável, além de evitar uma série de doenças.

Inclusive, você pode adubar com materiais orgânicos ou adubos genéricos que servem para todo tipo de planta. Ou, no caso de ter um bonsai de amora, um adubo específico para frutos.

Fora isso, em épocas mais amenas, como primavera e outono, o ideal é adubar a cada 15 dias. Agora, em estações mais agressivas, como verão e inverno, o cuidado passa para uma vez no mês.

Devo podar meu bonsai?

A verdade é que você pode moldar o bonsai. Sendo assim podar fica a seu critério. Não é algo obrigatório, mas também não é proibido.

Mas, no caso de fazer, o ideal é usar tesouras ou alicates, mas tenha bastante cuidado. A dica é fazer isso em períodos vegetativos do bonsai.

Ou seja, o momento em que ele se desenvolve para o próximo estágio, o de floração, época que coincide com o inverno.

No caso de deixar o bonsai crescer de forma livre, ele pode acabar por perder a sua forma em sua copa. Então, a fim de mantê-lo arredondado, é preciso podar, além de usar arames e armações para moldar seus troncos e deixar mais simétrico.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp