19/07/2022 às 11h34min - Atualizada em 19/07/2022 às 11h32min

5 áreas que um fotógrafo pode trabalhar

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Será que você pode construir uma carreira de fotógrafo tirando fotografia de produto ou é melhor tirar fotos de pessoas? Uma carreira de sucesso na fotografia é mesmo possível? Muitas pessoas apaixonadas por fotografia já se depararam com essas questões. 

 

Existem várias grandes carreiras de fotografia que você pode não ter considerado que não exigem que você inicie seu próprio negócio. É por isso que reunimos neste artigo uma lista de áreas de atuação para fotógrafos. 

 

Dependendo do trabalho, você ainda precisará dedicar muitas horas de trabalho independente, como freelancer ou até mesmo trabalhar de graça para ganhar experiência. 

 

Alguns trabalhos exigem que você tenha habilidades adicionais, talvez até um diploma fora da fotografia. É como qualquer outra carreira, você tem que investir tempo, esforço e dinheiro para conseguir o emprego dos seus sonhos.

 

Continue a leitura e saiba quais são as principais áreas que um fotógrafo pode trabalhar! 

 

Dicas de áreas para fotógrafos

Para fotógrafos iniciantes, geralmente, é realmente confuso escolher uma área de atuação. No entanto, para te ajudar a tomar uma decisão, aqui está a nossa lista com indicações de principais áreas para fotógrafos.

 

1. Fotógrafo de retrato 

A fotografia de retrato pode fazer você pensar em bebês chorando e fotos de família desajeitadas, mas isso é apenas uma parte. Você também pode acabar tirando fotos em uma formatura da faculdade, por exemplo.

 

Em eventos especiais, você sempre estará no centro da festa sem se preocupar com a aparência nas fotos.

 

Para se tornar um fotógrafo profissional de retratos (sem iniciar seu próprio negócio), você precisa ter um forte portfólio de retratos e excelentes habilidades interpessoais. 

Embora um diploma ou certificado de fotografia possa lhe dar alguma credibilidade, sua melhor aposta é se relacionar com profissionais e trabalhar primeiro como assistente em um estúdio fotográfico.

 

Assim, poderá acumular experiência e contatos até conseguir um emprego em tempo integral.

 

2. Fotógrafo Comercial

A fotografia comercial abrange uma variedade de carreiras de fotografia especializadas em ajudar os clientes a comercializar seus produtos ou serviços. 

 

Fotógrafos comerciais tiram fotos de tudo, desde prédios a mercadorias e funcionários da empresa, para mídia como catálogos, anúncios e sites. 

 

Além disso, eles podem documentar equipamentos ou projetos para registros e relatórios da empresa. Esta é muitas vezes uma das carreiras mais lucrativas na fotografia.

 

3. Fotógrafo Científico

Fotógrafos científicos documentam uma variedade de assuntos para registrar experimentos, ilustrar informações técnicas e dar vida a imagens que normalmente não são visíveis a olho nu. 

 

Eles costumam usar técnicas e equipamentos especiais de imagem, como micrografia, fotografia infravermelha, fotografia subaquática e muito mais. 

 

Normalmente, os fotógrafos científicos trabalham para agências governamentais, centros de pesquisa ou universidades.

 

4. Fotojornalista/Fotógrafo de notícias

Fotojornalistas documentam pessoas e eventos para jornais, revistas e outras publicações. Quer usem apenas imagens para contar suas histórias ou também as acompanhem com palavras, os fotojornalistas devem ser contadores de histórias habilidosos. 

 

Os fotógrafos de imprensa ou de notícias geralmente trabalham para jornais como funcionários ou como freelancers e cobrem eventos locais ou nacionais, como esportes, política ou processos judiciais.

 

5. Fotógrafo da natureza

Tecnicamente, a fotografia ao ar livre e da vida selvagem também pode ser categorizada como fotojornalismo, exceto que os fotojornalistas geralmente prosperam no caos humano, enquanto os fotógrafos da natureza tentam fugir dele. 

 

De certa forma, a fotografia da natureza é a antítese do jornalismo acelerado; você passa muito tempo esperando os animais, o clima e seu próprio corpo, tentando se recuperar de uma caminhada árdua.

 

No entanto, a carreira é semelhante: você tira fotos, envia para revistas e aprimora seu portfólio até conseguir um contrato. 

 

Tenha em mente, porém, que o mercado é extremamente competitivo. Muitos fotógrafos amadores tiram fotos incríveis da natureza, então você provavelmente precisará combinar seu trabalho com outro trabalho, como ser um guia da natureza ou guarda florestal, por exemplo.

 

Conclusão

Trabalhar com fotografia geralmente é muito prazeroso e pode proporcionar grandes ganhos financeiramente falando. No entanto, para conseguir isso, é necessário ter um foco e sempre se aprimorar para se destacar no mercado. 

 

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo e que ele te ajude a ter uma ideia sobre quais áreas você pode atuar como fotógrafo. 


 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp